Como Aprender a Usar os Programas
Nesta página, algumas sugestões, dicas e considerações sobre o aprendizado de programas de computação gráfica voltados para diversas áreas, tanto técnicas envolvendo engenharia e arqutitetura, como também áreas meramentne artísticas envolvendo inclusive animações 3d. Deste modo, fala-se aqui sobre cursos, livros e treinamentos envolvendo 3d, CAD e BIM como as opções de aprendizado.
Seria impossível também, não considerar ao se falar em curso ou aprendizado, na necessidade conhecimento prévio ou anterior ao início do curso. Alguns cursos não exigem conhecimento prévio, entretanto outros tem como pré requisito conhecimentos profissionais e acadêmicos relativos às áreas de aplicação dos programas.
Livros, Treinamento e Cursos 3D
Uma vez que se saiba o que quer fazer, é chegada a hora de aprender a usar um programa. Existem duas maneiras possíveis, sendo a primeira através da compra de livros ou até mesmo de apostilas, e estudando por conta própria. Para quem tem facilidade com este método ou é autoditada, pode ser uma boa opção. Existem bons livros sobre utilização de programas para computação gráfica.
Eu pessoalmente, aprendí Autocad e o Antigo 3d Studio 4 estudando por conta própria. Existem bons livros de Autocad e 3ds Max no mercado, e uma boa ideia é ir à uma livraria e folhea-los, observar a didática, ver se tem tutoriais passo a passo etc. Se voce for completamente novo com relação à algum assunto, procure um livro básico.
Depois procure livros mais detalhistas e abrangentes. Como opção de material de aprendizado, na internet, existem também sites que oferecem apostilas, algumas delas gratuitamente para download.
A outra opção é procurar um curso ou empresa especializada em treinamento. Muitas empresas de treinamento de informática e computação gráfica 3D oferecem cursos de aprendizado destes programas ou softwares aplicativos, geralmente voltados para determinadas areas de aplicação, assim como já existem cursos oferecidos em faculdades que conferem diploma.
Uma vez que voce esteja aprendendo a usar um programa, seja qual for o método utilizado, procure participar de foruns de discussão, comunidades e grupos de usuários do mesmo programa na internet, onde voce possa trocar idéias, tirar dúvidas com outros ou ter como aferir como está indo o seu desenvolvimento, vendo amostras de trabalhos e imagens de outros usuários e também expondo seus trabalhos para comentários.
Existe requisitos de conhecimento prévio ou específico para usar programas gráficos?
Algumas das áreas citadas acima exigem conhecimento técnico prévio de formas de leitura e representação de projetos e deve-se entender que o software ou programa de computador é uma mera ferramenta para o trabalho, ou seja, aprender a utilizar um programa não torna alguém apto à fazer projetos.
Entretanto existem alguns programas com finalidades meramente artísticas que não exigem conhecimento ou formação específica prévia. O 3D Studio e Maya por exemplo pode ser indicado para pessoas que queiram fazer animações artísticas 3D.
Programas como o Revit em suas versões para Arquitetura e Engenharia exigem conhecimento de projeto. Não são programas para aprender a desenhar qualquer coisa. São programas que seguem uma metodologia de projeto derivada dos métodos de produção dos escritórios de projeto. Deste modo, quem não tem formação técnica ou acadêmica nesta área, ou conhecimento específico nesta área de atuação profissional, não tem condições de fazer o curso.
- Programas p/ Maq. Eletrônica, Projeto e Animações 3d
- Escolha e perfil de usuário
- Qual programa usar?
- Melhores e mais utilizados?
- Como aprender e o que é necessário saber?
- Veja também
- Projeto em CAD & BIM
- Computador p/ 3D, CAD, BIM
AutoCAD Revit BIM SketchUP Archicad Blender 3D 3dsMax Maya VectorWorks MicroStation