JRRIO

Tecnologia BIM para Projetos em Computação Gráfica

Programas como Revit e Archicad se utilizam da chamada tecnologia BIM, um sistema de desenho e projeto que interliga e automatiza diversas etapas da produção projetual, facilitando assim o trabalho e a velocidade de desenvolvimento e modificação dos mesmos.

Entendimento do conceito de BIM versus tradução literal do termo BIM

Traduzir literalmente o termo BIM pode ser algo sem sentido imediato, pois mais que um termo, significa um conceito. BIM como sigla, significa em Inglês, "Building Information Model" ou "Building Information Modeling", termo este que literalmente traduzido por sua vez significa "Modelo de Informação da Construção" ou "Modelagem com Informações do Edifício".

Em minha opinião, o melhor é fazer uma tradução do conceito, que significa "Projeto com modelagem virtual 3D (tridimensional) da construção ou do edifício com informações associadas ao modelo representativo do projeto". E tentando resumir ao máximo, talvez a melhor tradução seria "Projeto com informações anexadas ao modelo 3d" ou "Projeto com informações anexadas ao modelo virtual".

Conceito de tecnologia BIM

Um programa para projeto escrito de acordo com o conceito e tecnologia BIM, vide Revit e Archicad, são softwares ou programas que vão além do CAD tradicional (vide Autocad) e também além do CAD orientado à objetos (vide Autocad Architecture).

Estes softwares com tecnologia BIM, são programas completos e bastante automatizados para arquitetura e engenharia, apresentando e anexando uma documentação completa acerca do projeto total do edifício, oferecendo facilidade para coordenação de projetos complementares e estudos de interferências, assim como facilidade no processo de revisão e modificações.

A tecnologia BIM presente em alguns softwares, permite ter uma interação dinâmica com tudo que se relaciona ao projeto de uma edificação. Quando se faz uma modificação ou alteração em alguma parte ou detalhe do projeto, todos os outros desenhos relativos ao projeto são alterados em tempo real ou imediatamente.

Exemplo: Se voce modifica a posição de uma porta em uma planta, esta modificação será automaticamente refletida e atualizada nos cortes de arquitetura e demais plantas relacionadas.

Exemplo 2: Se esta porta foi alterada não somente em sua posição, mas também quanto do tipo de acabamento, ferragens, alizares e batentes, estas modificações se refletirão em todas as informações anexadas ao projeto. Na tabela de totalização de ferragens, na prancha de detalhes de esquadrias, todos estes detalhes serão atualizados quanto aos alizares e batentes, etc.

BIM ou "Building Information Modeling" significa que, todas as informações do projeto ficarão contida em um modelo 3D do edifício. A parte 2D, ou o que se refere às pranchas de elevações, cortes de arquitetura e detalhes técnicos serão consequência deste modelo 3D que contém todas as informações à cerca do projeto.

Um programa que faz uso da tecnologia BIM, armazena em um único banco de dados central todas as informações acerca do projeto, entre elas desenhos em planta, perspectivas, áreas, pé-direito, volumes e quantidade dos materias especifícados para serem usados na construção real da edificação.

Esta caracteristica pertinente aos programas BIM, ou seja, ter capacidade de associar vários parâmetros ao elementos e objetos que envolvem um projeto, com sua possibilidade de modificação associada aos mesmos, aplicada ao desenho e projeto de uma edificação é chamado de "parametrização" ou de "desenho paramétrico". E portanto, não são todos os programas ou softwares que já vem com tais recursos incorporados.

O núcleo ou motor central de um programa de plataforma BIM são suas rotinas ou engrenagens de parametrização, o que permite que, qualquer alteração modelo resulte em alterações automáticas em todos os demais documentos que fazem parte do projeto, como cortes de arquitetura, elevações e vistas internas e de fachadas, modelo 3D ou maquete eletrônica, e tabelas de totalização de materiais, como tabela de esquadrias e etc. Com um programa com tais caracteristicas, obtém se também totalizações de pisos, revestimentos, quantidade de tijolos e todo tipo de informação necessária a construção.

Desenho paramétrico e parametrização

A capacidade incorporada do programa para parametrização de objetos é o que dá flexibilidade à um programa do tipo BIM. Tentanto explicar melhor, e traduzindo em termos práticos, isto quer dizer associar ou ( linkar = conectar ) um determinado objeto à uma ou mais informações, que serão utilizadas futuramente em um formulário que pode ser preenchido pelo usuário do programa.

Em função desta associação ou conexão de objetos com informações ou dados, um grande banco de dados sobre o projeto é gerado, e cada um dos objetos tem sua identificação juntamente com suas caracterísitcas, materiais, tamanho, custo e etc, sendo que, estas informações podem ser alteradas à qualquer momento nos formulários. E se voce altera as medidas no formulário de uma porta que voce desenhou e em planta, estas alterações aparecerão em todas as pranchas e detalhes do projeto.

Exemplo: Vamos supor que voce "parametrizou" ou atribuiu dimensões ou dados à uma esquadria, como altura, largura, alizar, número de panos de vidro, e tipo de material como madeira ou alumínio. Posteriormente voce pode modificar estes dados no formulário, e uma vez que estes dados sejam modificados, estas alterações ou modificações aparecerão nos desenhos do projeto e também no modelo 3D, inclusive na renderização ou maquete eletrônica acabada.

Programas paramétricos e suas caracterísitica

Geralmente os arquivos de programas BIM, ou seja, com parametrização, tem os arquivos muito pesados ou grandes, exigindo hardware ou computadores mais potentes.

Estes programas paramétricos incorporam muitas informações em um mesmo arquivo ao contrário de programas CAD tradicionais, como o Autocad, onde os arquivos ficam separados. No Autocad criamos geralmente um arquivo separado para cada prancha como plantas, elevações, etc. Já em um programa BIM, como o Revit por exemplo, todos estes desenhos ficam incorporados em um mesmo arquivo, inclusive com o modelo 3d do projeto. Eis porque os arquivos são bem maiores e mais pesados.

Entre os programas os softwares paramétricos mais conhecidos e mais divulgados cito aqui o Revit e Archicad.

O Autocad não é um programa paramétrico, embora a versão AutoCad 2010 ofereça a capacidade de parametrizar desenhos, mas o programa não vem "customizado" ou adaptado para desenho paramétrico ou projeto com parametrização como uma de suas caracteristicas naturais. Isto fica por conta do usuário sendo extremamente dispendioso desenvolver um sistema customizado com programação em AutoLisp ou outra linguagem que rode no Autocad para chegar à algo aproximado do que o Revit ofereça pronto para ser usado e apenas com necessidade de adaptação às exigências regionais ou de cada escritório de projetos ou empresa.

O software AutoCAD Architecture, antigo Architectural Desktop, e evolução do aplicativo AutoArchitect pode ser considerado semiparamétrico, ou um programa orientado à objetos mas não é completamente paramétrico.

Vantagens da plataforma BIM

A vantagem de um programa BIM, se concentra na facilidade de lidar com todas as etapas de um projeto. Um programa como o Revit, por exemplo, oferece a possibilidade de partir da idéia conceitual ou croquis esquemático do futuro projeto, passando pelo projeto de arquitetura, projeto pré-executivo, projeto executivo e detalhamento, com muitas pranchas geradas automaticamente, como cortes, elevações, etc. São geradas também as totalizações de áreas, totalizações de portas, janelas, etc, nas tabelas esquadrias por exemplo.

Como o conceito de BIM associa o projeto à um modelo de edifício 3d, pode ser gerada a maquete eletrônica ou um modelo fotorealistico do mesmo para ser impresso. E como hoje em dia já existema as impressoras 3d, pode-se obter rapidamente maquetes de volume do projeto.

No que tange à parte de gerenciamento do projeto e totalização dos materias, voltadas para a área de engenharia e construção civil, estas totalizações também são geradas.

Para uma empresa de construção civil, podem ser geradas totalização de materiais com custos, quantidade de materiais como tijolos, materias de acabemento, revestimentos e etc.

Quanto à engenharia, no que tange aos projetos de instalações prediais assim como a parte estrutural e fundações, pode-se obeter as tabelas de quantidades de materiais eletricos, hidráulicos e sanitários, assim como a totalização em termos de ferragens, volume de concreto, formas e etc.

Entre as demais vantagens que uma plataforma BIM oferece em comparação com o CAD tradicional, podem ser destacadas algumas abaixo:

Rapidez na apresentação e entrega do projeto

Devido ao processo produtivo ser automatizado, ou seja, ao se conceber o projeto, são automaticamente geradas as demais pranchas, a entrega de um projeto será bem rápida se comparada com a do CAD tradicional.

Quanto à apresentação de um estudo inicial, ou idéia conceitual do projeto, o fato de sua criação estar ligada à criação de um modelo 3d, possibilita e facilita sua imediata visualização. Ou seja, em prática não existe a étapa de 2d (desenho plano) e desenho em 3d ( modelagem 3d e maquete eletrônica)

Economia de tempo e custos

Estando as etapas do projeto interligadas e associadas, assim como automatizadas, o tempo que se gasta para criar por exemplo, todas as pranchas de um projeto legal de arquitetura, seria bem menor, já que outras pranchas são geradas automaticamente.

Melhor coordenação do projeto

Como tudo se encontra interligado, existirão menos erros nos desenhos. E no caso de coordenação de projetos complementares, certamente este estudo de interferências será bem mais preciso.

Maior produtividade e redução de trabalho

Quando o sistema se encontra bem adaptado às características de trabalho de uma empresa ou do profissional liberal, certamente a produtividade de um trabalho feito em plataforma BIM, será muito maior que o executado em um sistema CAD convencional.

Mais foco e enfase no design

O fato do projeto estar associado à um modelo 3d ou tridimensional, que permite sua visualização à qualquer momento, em todas as etapas de sua criação, permite que o trabalho seja mais focado no design do edifício. Assim como permite fazer inúmeras experiências e modificações e ter o resultado imediatamente visualizado.

Rapidez nas revisões e alterações

As revisões e principalmente as alterações de um projeto já pronto, geralmente custam horas devido ao fato de ter que alterar em todas as pranchas em sistema de desenho à mão ou feito em CAD tradicional.

Entretanto, se o projeto se encontra feito em um programa BIM, estas alterações serão feitas muito rapidamente e com muito menor tempo, já que alterações feitas em determinadas partes do projeto, se refletirão nas demais partes associadas ao mesmo.