AutoCad | Engenharia e Arquitetura
O Autocad é o programa ou software para Engenharia e Arquitetura, mais utilizado no mundo para elaboração de projeto nestas áreas. O programa possui recursos para projeto em CAD 2d assim como recursos de CAD 3d integrados, permitindo modelagem 3D, desenho 3d e elaboração de maquete eletrônica. Leia mais abaixo também sobre o AutoCad Architecture. Veja também sobre outros softwares com dicas sobre aprendizado e treinamento. Estes softwares podem ser adquiridos de representantes autorizados.
Software para projeto em CAD 2d e 3d, modelagem 3d e maquete eletrônica
O Autocad é um software criado e comercializado pela Autodesk Inc, é um dos programas mais tradicionais na área de Engenharia e Arquitetura. É um programa para uso multi-disciplinar de Engenharia em geral e Arquitetura, sendo um dos programas mais utilizados no mundo no setor de projetos e desenhos técnicos.
O Autocad pode ser adaptado às diversas áreas de uso, assim como existem muitos softwares que rodam dentro dele, tornando as tarefas mais específicas. O desenhos e projetos podem ser automatizados, utilizando-se inclusive rotinas que pedem entrada de parâmetros e a partir dos quais os projetos e desenhos podem ser inteligentemente automatizados.
É também um programa para desenho/modelagem 3D e muitas das modelagens 3D que fiz e que mostro neste site foram feitas com o Autocad.
Click sobre o link à seguir para ver uma perspectiva fotorealistica de edifício feita por mim com o Autocad 2004.
Sabendo usa-lo com todos seus recursos, permite não somente criar desenho e documentação técnica como também apresentações de projetos bem elaboradas inclusive em nível fotorealístico. Veja também sobre as origens e história do Autocad. Veja as versões do Autocad.
À partir da versão Autocad 2007 sua capacidade renderização foi consideravelmente melhorada sob o ponto de vista de praticidade como também de qualidade. Com o AutoCad 2007 surgiu uma interface que possibilita uma modelagem 3D mais intuitiva. Anteriormente, apesar da possibilidade de criar viewports de visualização (dividar a tela criando diferentes vistas do mesmo desenho), ainda assim exigia considerável abstração matemática do usuário (em termos de geometria espacial).
Modelagem 3D com Autocad
Para a criação de formas mais orgânicas em termos de modelagem 3D, até a versão 2010, o Autocad não dava a sensação ao usuário de criar uma molde 3D como se estivesse moldando algo maleável, semelhante à uma massa de moldar virtual, e neste ponto e para propósito de criar formas mais livres e que fogem as geometrias menos convencionais, o programa deixava à desejar. Entretanto, somente na versão 2010 o Autocad apresenta capacidade de modelagem de formas mais orgânicas e livres, criando formas como no 3dStudio.
Creio que exatamente por isto o Autocad perdeu espaço para outros programas que incentivam trabalhar mais instintivamente. E tem perdido espaço também para alguns softwares que apresentam uma possibilidade de derivar a representação técnica em projeção ou desenhos de execução à partir dos modelos complexos em 3D, como o Revit da própria Autodesk.
Customização e programação no Autocad
Um dos conceitos que o Autocad sempre carregou, desde suas primeiras versões, foi o de ser "customizavel" ou de ser adaptado para um tipo específico de trabalho. Sempre foi possivel modificar os menus, acrescentar comandos, ou até mesmo automatizar tarefas e etapas comuns na atividade de desenhar no computador. Estas tarefas sempre puderam ser feitas em vários níveis, desde os nível mais simples, feitas por usuários avançados que estudassem como adequar o programa sem precisar necessariamente saber programar, como poderia ser feita por especialistas ou usuários que tem conhecimento de programação. Explicando melhor, o Autocad aceita rotinas que rodam internamente, tendo o próprio Autocad como plataforma. O AutoCad sempre teve o AutoLisp como linguagem de programação para escrever rotinas que podem automatizar as tarefas repetitivas de desenho e projeto, através da entrada de parâmetros. Além do AutoLisp, existem rotinas escritas para rodar dentro do Autocad que são escritas em outras linguagens mais avançadas.
Automatização de desenhos com entrada de dados
Para entender qual o sentido de escrever rotinas ou programas com entrada de dados que rodam dentro do Autocad, como foi dito acima, vamos tomar como exemplo uma empresa que fabrique armários pré-moldados e tenha sempre o mesmo método de projeto e uso dos componentes. A partir de então, um programador de Autolisp pode escrever uma rotina que reproduza passo a passo as etapas usuais que um desenhista projetista usa para projetar um armário para determinados vãos. Nesta rotina ele poderia entrar com variáveis associadas a parâmetros relativos à altura, largura, número divisões verticais pretendidas, número de gavetas, e outras divisões típicas. A rotina em Autolisp, acionada por um comando que seria chamado por exemplo de "Armário" começaria a solicitar a entrada destes parametros ou dados, é a seguir mostraria os resultados e desenharia na tela o armário em planta e elevação, todo cotado, e ainda imprimiria uma tabela com a lista de materiais (parafusos e demais peças, pranchas e placas pré-fabricas para a montagem) e até o preço calculado.
Como outro exemplo, vamos supor que um escritório de projetos queira automatizar o desenho de um tipo de escada que é sempre e repetitivamente usada nos projetos. Um rotina para tal pode ser escrita e transformada em um comando, que pode ser acionado por exemplo com o nome de "Escada". No prompt de comando, o programa perguntaria a altura do pé-direito, tamanho dos degraus e patamares etc, e uma vez finalizada a entrada de dados, o programa em forma de comando, desenharia na tela a escada tanto em planta como em corte, inclusive com detalhes, e até vistas isometrícas ou até modelaria a escada em 3D para visualização. Estas mesmas aplicações quanto à comandos criados com rotinas de programação que rodam internamente no AutoCad podem ser feitas para os mais diversos tipos de componentes, como para desenho de esquadrias, portas, telhados, fornecendo tabelas de materiais, especificações e inclusive totalização de preços se for o caso. E podem existir conjuntos de rotinas para automatizar inteiramente todo um conjunto de atividades projetuais.
Este sempre foi um grande diferencial do AutoCad para grandes empresas de projetos e industria que o utilizam plenamente.
Entretanto na maioria dos casos o uso do AutoCad não chega à este nível de automação exceto nas empresas e industrias que encomendam serviços de customização e programação ou compram pacotes prontos para rodar no AutoCad.
Entretanto com o decorrer dos anos, o Autocad passou a ser oferecido com muitas rotinas e "customizações" (ou adaptações) voltadas para diversas e específicas áreas de projetos, como Arquitetura, Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica. Ou seja, o programa já pode ser comprado com muitas facilidades incorporadas que em muito facilitam os trabalhos. Mas ainda assim, sempre haverá na área de projetos e industria a necessidade de "customizar" e utilizar rotinas especíais e diferenciadas, e assim em todas estas versões especializadas do Autocad, as pontencialidades e possibilidades quanto a customização e automação continuam também incorporadas ao programa.
Devido à todas estas potencialidades, que na verdade são às vezes imperceptíveis ou transparentes para muitos usuários, é que é o programa pode ser considerado um pouco caro se comparado com programas Cad 2D e 3D que não oferecem possibilidade de customização, programação e automação.
Autocad para Projetos de Engenharia
A Autodesk oferece versões do AutoCad criadas para os diversos ramos de projeto de Engenharia e Arquitetura, como AutoCAD Architecture, AutoCAD Civil 3D voltada para engenharia civil, AutoCAD Electrical para a área de projetos de engenharia elétrica, AutoCAD Map 3D para as áreas de mapeamento, AutoCAD Mechanical para projeto e desenho de engenharia mecânica, AutoCAD MEP, AutoCAD Structural Detailing para projetos estruturais.
AutoCAD Architecture Para Projetos de Arquitetura
O programa AutoCAD Architecture é a versão do software AutoCad criado especialmente para projetos de arquitetura. O AutoCAD Architecture dá ao usuário uma forma bem mais rápida de trabalhar, já vindo customizado (adaptado) para um ambiente de projeto arquitetural. Com caracteristicas criadas especialmente para desenho e projeto arquitetônico, ele ajuda a criar desenhos de projetos e documentação de forma mais eficiênte, tudo dentro do ambiente familiar do AutoCad.
CAD orientado à objetos | Objetos inteligentes ou com informações associadas
Esta versão se baseia no conceito de desenho, projeto e modelagem com objetos "inteligentes" ou com informações associadas aos mesmos. Os objetos de desenho e projeto são todos inter-relacionados através de informações ligadas à um banco de dados em um arquivo central. Isto significa que se voce desenha por exemplo uma porta em uma determinada parede, está porta terá uma relação direta com a parede. Traduzindo isto para termos práticos, se voce mover a parede a porta irá junto com ela, da mesma forma que, se voce apagar a parede, a porta será apagada junto com ela.
Os objetos dos desenhos podem ser representados em 2D (plantas, projeções, elevações) e em 3D (modelo tridimensional). E se voce mover uma porta em uma parece existente, utilizando um desenho em planta, a posição desta mesma porta será atualizada em outras vistas (elevações por exemplo) e também no modelo 3D.
Além da associatividade e inter-relação de um objeto com relação a outro em termos de posicionamento, geometria e formas, com suas respectivas atualizações automáticas no desenho, os objetos tem uma ligação direta com a documentação da construção como especificação de materiais, listagens, etc, o que dá mais precisão na totalização de materiais especificdos e custos. Novamente, falando em termos práticos, isto significa por exemplo que, uma tabela de esquadrias por exemplo pode ser automaticamente atualizada se alguém aumentar ou diminuir uma porta ou janela no desenho, ou mudar seu tipo de especificação.
O Autocad Architeture usa o mesmo tipo de formato .DWG do AutoCad, mas existe um aplicativo necessário para acessar, visualizar e modificar dados em aplicativos ou programas diferentes do Autocad Architeture.
Histórico do Autocad para Arquitetura
A versão especialmente dedicada para Arquitetura baseada no conceito de "Intelligent Building Modelers" ou que dependendo do enfoque também pode ser chamada BIM (building information modeling) foi lançada em 1998, e a partir do ano 2007 passou a se chamar AutoCAD Architecture.
Na início dos anos 1990, existia um aplicativo, ou programa auxiliar que rodadva dentro do AutoCad, para transformar sua interface num ambiente arquitectural e com muitos recursos semelhantes. Na verdade era um produto produzido e comercializado por terceiros chamado AutoArchitect. Com este aplicativo, o que se obtinha, guardados os devidas proporções com relação aos recursos e avanços, poderia-se dizer que era um AutoCad para Arquitetura àquela época.
Histórico de Versões do Autocad
Ao longo dos anos, e geralmente à cada ano é lançada uma atualização ou uma nova versão do Autocad. Para os que se interessam por ver este hístorico e com o nome usual de cada versão, eis uma listagem abaixo.
Nome Oficial | Versão | Release Lançamento |
Ano de Release ou Lançamento | Comentários |
---|---|---|---|---|
AutoCAD Versão 1.0 | 1.0 | 1 | 1982 | Para Sistema DOS |
AutoCAD Versão 1.2 | 1.2 | 2 | 1983 | |
AutoCAD Versão 1.3 | 1.3 | 3 | 1983 | |
AutoCAD Versão 1.4 | 1.4 | 4 | 1983 | |
AutoCAD Versão 2.0 | 2.0 | 5 | 1984 | |
AutoCAD Versão 2.1 | 2.1 | 6 | 1985 | |
AutoCAD Versão 2.5 | 2.5 | 7 | 1986 | |
AutoCAD Versão 2.6 | 2.6 | 8 | 1987 | Ultima versão a rodar sem co-processador matemático |
AutoCAD Release 9 | N/A | 9 | 1987 | |
AutoCAD Release 10 | N/A | 10 | 1988 | |
AutoCAD Release 11 | N/A | 11 | 1990 | |
AutoCAD Release 12 | N/A | 12 | 1992 | Ultimo release para Macintosh Apple |
AutoCAD Release 13 | N/A | 13 | 1994 | Ultimo release pra Unix, MS-DOS e Window 3.11 |
AutoCAD Release 14 | N/A | 14 | 1997 | |
AutoCAD 2000 | 15.0 | 15 | 1999 | |
AutoCAD 2000i | 15.1 | 16 | 2000 | |
AutoCAD 2002 | 15.6 | 17 | 2001 | |
AutoCAD 2004 | 16.0 | 18 | 2003 | |
AutoCAD 2005 | 16.1 | 19 | 2004 | |
AutoCAD 2006 | 16.2 | 20 | 2005 | |
AutoCAD 2007 | 17.0 | 21 | 2006 | |
AutoCAD 2008 | 17.1 | 22 | 2007 | Primeiro release para o x86-64 versão Windows XP e Vista |
AutoCAD 2009 | 17.2 | 23 | 2008 | |
AutoCAD 2010 | 18.0 | 24 | 2009 |
Voce pode ver mais sobre o Autocad no website da Autodesk.
- Programas p/ Maq. Eletrônica, Projeto e Animações 3d
- Escolha e perfil de usuário
- Qual programa usar?
- Melhores e mais utilizados?
- Como aprender e o que é necessário saber?
- Veja também
- Projeto em CAD & BIM
- Computador p/ 3D, CAD, BIM
AutoCAD Revit BIM SketchUP Archicad Blender 3D 3dsMax Maya VectorWorks MicroStation