JRRIO

Sala de Espera

Projeto de sala de espera com mobiliário e design interior visto com maquete eletrônica.

Perspectivas de uma saleta de espera, mostrada de vários pontos de vista. É mostrado o mobiliário que conta com mesa da secretária, poltronas estofados, representação da iluminação e demais elementos de ambientação ligados ao design e projeto de interiores.

Planta 3d da sala de espera e consultórioPequena sala de espera vista de vários ângulos

Interior da pequena sala de espera e mobiliário

Se trata de uma pequena sala ou saleta de espera e recepção de clientes, de certo modo comum em alguns tipos de salas comerciais de grandes cidades.

Abaixo são mostradas quatro perspectivas internas de uma sala ou saleta de espera de um pequeno escritório ou consultório.

A perspectivas são vistas de direntes angulos de visão, ao nível dos olhos como também como se vistas de cima, como se uma foto fosse tirada com a câmera posicionada no centro do teto da sala.

Disposição dos Móveis

A imagem abaixo mostra a sala de espera vista de cima. Na imagem, é mostrada a porta da entrada de frente para a mesa da recepcionista e secretária. Do lado da mesa da secretária é mostrada a porta de acesso para a área de atendimento interno.

Pequena sala de espera vista de cima

Para não cortar a circulação de quem passa, e permitir a espera de clientes sentados, foi colocado um móvel mudulado em "L" com uma mesa de canto com abajur e e colocação de revistas.

Na verdade o maior assento poderia ir até a parede, mas para evitar que alguém ficasse imediatamente encostado na abertura da porta, dificultando acesso, foi pensado um vaso de plantas, e opcionalmente uma outra pequena mesa de canto. (Veja a representação em planta baixa 3D com duas mesas de canto).

Sendo a saleta de pequenas dimensões, um escritório ou consultório que faz uso desta dependência certamente deve orientar seu atendimento com hora marcada evitando acúmulo de pessoas.

E na prática seria impossível acomodar muitas pessoas, e portanto pensou-se em poucos acentos, tornando o ambiente apesar de pequeno, um tanto elegante e dando a sensação de atendimento mais personalizado.

A colocação de muitos assentos daria uma impressão de "amontoamento" num espaço reduzido, soaria grosseiro, além de torna-lo desconfortável.

Pequena sala de espera | Mesa da recepcionista ou secretária

Pequena sala de espera | Mesa da recepcionista ou secretária

A mesa da secretária foi colocada diante da porta e sem obstrução, com dimensões mínimas para uso e desempenho das funções necessários.

Como o ambiente é muito pequeno, foi pensado em torna-lo acolhedor. As paredes foram pensadas com uma meia barra (ou meia altura) de papel parede, tendo uma barra ou moldura horizontal na mesma cor e mesma madeira usada para os rodapés e roda-tetos. O piso foi pensado em carpete ou laminado colado.

Pequenos quadros, dispostos dois à dois ornamentam a parede criam uma distração para quem espera.

Sala de espera com móveis estofados projetados

Visualização dos móveis estofados, iluminação e ar condicionado

Na imagem acima, a saleta ou pequena sala de espera é vista sob o ponto de vista da secretária ou recepcionista, e nesta imagem é dado destaque aos assentos estofados modulados.

Com foi dito anteriormente, do lado direto dos assentos modulados, perto da porta de acesso às dependências de atendimento interno, poderia ser colocada uma outra pequena mesa de canto, e sobre ela o vaso de plantas. Veja também a planta 3D com uma mesa de canto de cada lado dos 2 modulos estofados.

Para a iluminação foi pensado o uso de spots no teto e também um abajur em mesa de canto.

Na perspectiva não foi mostrado, mas fica subentendido que no teto, deve ter uma grelha de circulação de ar ou saída e entrada de ar condicionado.

Sala de espera com paredes meia barra

Visualização do ambiente com papel de parede em meia altura

Nesta imagem experimental mostrada acima, que talvez merecesse ser melhor trabalhada, a saleta de espera também é vista como se uma foto fosse tirada da posição da mesa da secretária ou recepcionista. E observe que parte da mesinha da secretária realmente aparece na imagem. (Veja também esta saleta em planta 3D representada com duas mesas de canto margeando os assentos estofados que aprecem de frente).

A única diferença entre esta e a outra perspectiva mais acima, tirada da mesma posição, é o tipo de papel parede aqui representado, com estampas em losango ou xadrez sobre vermelho escuro quase cor de vinho.

Talvez esta imagem pudesse ser mais elaborado, mas a coloquei aqui com o mero intuito experimental de mostras as diferentes sensações que podem ser causadas, em função do uso de diferentes cores e texturas.

Sobre Tendências e Ambientação dos Espaços

Finalizando, esta é uma maquete eletrônica antiga e também um antigo estudo para pequeno ambiente de sala de espera. As tendências e modismos podem mudar de época para época, assim como os gostos variam de pessoas para pessoas.

Entretanto a disposição de mobiliário e planejamento para pequenos ambientes devem sempre seguir uma lógica de funcionalidade e praticidade, com intuito de torna-los adequados e confortáveis para uso.

Sobre esta apresentação de Sala de Espera e estudo para aproveitamento de espaço reduzido

Estas imagens 3D, feitas por mim em 1994, abordam de forma conceitual, o mobiliário e ambientação de uma pequena sala de espera para consultório ou escritório, tencionando a utilizar o espaço de forma prática e funcional.

Tanto a maquete eletrônica e perspectivas, bem como a concepção da ambientação interior é de minha autoria.

As perspectivas mostram a sala de vários angulos, mostrando os elementos funcionais e de adorno usados na ambientação da mesma. É mostrado o mobiliário interno, a mesa da secretária, móveis estofados, iluminação e elementos decoração.

Comentário técnico acerca de CAD 3D e Renderização

A maquete eletrônica que voce vê nesta página foi inteiramente modelada utilizando o programa Autocad e renderizada no 3D Studio R.4. que era uma antiga versão do atual 3dsMax. Este projeto de renderização é bem antigo, e na época era muito usual fazer modelagem de arquitetura em Autocad e exportar para o 3dStudio via arquivos de intercâmbio gráfico do tipo .dxf. Nos dias de hoje, o Autocad já possui excelentes capacidades e recursos para renderização, inclindo Mental Ray, entretanto, ainda é muito usual que a modelagem de arquitetura feita no Autocad seja exportada para o 3ds Max devído às sua inúmeras capacidade e recursos quanto à animação de câmera como também de objetos.