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Lanchonete McDonald´s

Maquete eletrônica de loja MacDonald´s

Lanchonete McDonald´s, projeto visto com maquete eletrônica.

Perspectivas de interior de loja McDonald´s para apresentação do projeto de reforma feita em 1996.

As perspectivas foram geradas da maquete eletrônica que por sua vez foi modelado seguindo o projeto executivo fornecido pela arquiteta autora do projeto.

A cenas do interior são descrita com detalhes assim como são feitas considerações sobre os métodos de elaboração do modelo digital.

Sobre CAD e renderização 3D na elaboração da maquete eletrônica

Com relação à detalhes e pormenores técnicos relativos ao processo de execução deste trabalho, anoto que a perspectiva foi obtidas da maquete eletrônica da loja construída com base nas pranchas do projeto executivo e detalhamento, pranchas estas fornecidas pelo esritório que contratou o serviço.

Para a fase de modelagem 3d, utilizei o programa Autocad 12 e para a fase de acabamento e renderização obtendo finalmente as imagens utilizei na época o software 3d Studio r.4. que é uma versão antiga do 3ds max.

Loja MacDonalds - Interior visualizado com maquete eletrônica

Perspectiva 3d da loja MacDonald´s mostra interiores com realismo riqueza de detalhes

Abaixo a perspectiva interna da loja ou lanchonete MacDonald´s, imagem esta obtida através da modelagem 3D do projeto da mesma, onde os interiores da lanchonete são vistos com realismo e riqueza de detalhes.

Nesta perspectiva de 1996, tentei apresentar os materiais estipulados no projeto executivo da loja ou lanchonete com a máxima fidelidade, ficando assim esta apresentação limitada apenas por recursos técnicos disponíveis na época. Entretanto, a intenção de dar uma idéia bastante precisa da aplicação dos materiais foi conseguida.

Interiores de lanchonete MacDonald´s visto com realismo e riqueza de detalhes através de maquete eletrônica

Nesta épóca, escaneiai amostras dos materiais a serem usados, como os pisos, granitos e cerâmicas vitrificadas. Quanto aos displays ou mostruários de preços, foram tiradas fotos de uma loja real, e após a modelagem 3D da loja, estas imagens foram inseridas digitalmente no modelo 3D.

Todos os detalhes do projeto executivo foram reproduzidos fielmente no modelo 3D. As paginações piso com tabeiras e rodapés de granito, assim como outros detalhes construtivos como faixas laterais de cerâmica e parte frontal do balcão em granito e cerâmica também reproduzidos à risca.

 

Na perspectiva também pode-se ver as sancas de gesso com spots de iluminação lateral e também a modulação do teto, com paineis de fechamento, paineis de cobertura de luz fria, grelha de saída de ar condicionado e até local de posicionamento de alto falantes em módulos do teto para sonorização do ambiente.

Abaixo do balcão e diretamente sobre o logotipo estava prevista uma calha para iluminar o logotipo, iluminação esta se projetando também sobre o chão como mostrado na imagem.

O gradil do lado direito, uma peça com interessantíssimos detalhes construtivos à época, utilizando metal e cabos de aço, também foi reproduzido fielmente com relação ao projeto executivo.

Acerca desta representação gráfica de projeto

Fiz esta perspectiva de interior para apresentação de projeto de reforma e melhoria de uma lanchonete MacDonald´s em 1996, para o escritório arq. A.Kurtz.

A perspectiva foi obtida de uma maquete eletrônica, tendo sido todo o projeto todo modelado em 3D, como os balcões, teto com painéis modulados, algumas maquinas e equipamentos típicos da lanchonete, e construídos à partir de gabaritos e catálogos do fabricantes.

As texturas de revestimentos usadas na paginação de pisos bem como as cerâmicas de parede são replicas digitais dos materiais que seriam usados de fato na obra. Deste modo a perspectiva, em termos de arquitetura foi uma reprodução fiel do modelo à ser construido.

Para completar o esforço para levar esta representação ao nível de fotorealismo, para a representação dos menus de preços nos letreiros do modelo digital ou computadorizado, foram tiradas fotos reais dos "displays" de preços e depois inseridos mapeados no modelo 3D.