Loja com Mobilário e Vitrine
Nesta página, são mostradas as perspectivas internas da loja da loja com mobiliário e vitrine, onde pode-se ver claramente a disposição do mobiliário, a vitrine, as prateleiras, o balcão, o piso,o teto e a iluminação da loja. As perspectivas apresentada foram obtidas da maquete eletrônica de 1996.
O projeto, a disposição do mobiliário e vitrine
Este projeto de loja aqui representada, foi feito por mim em 1996, e portanto alguns detalhes de luminárias e vitrines podem não ser a última tendência no momento presente.
Entretanto, basicamente o modelo apresenta uma disposição típica de móveis para loja, ou melhor dizendo, para uma pequena loja com relação à disposição da vitrine, balcões e expositores, elementos estes que são basicamente muito encontrados e utilizadas em tais situações.
Como uma típica vitrine para loja, esta tem vidro na parte frontal e fundos, dando transparência ao interior da loja para quem passa, e dando também a possibilidade de ver os artigos expostos internamente nas prateleiras e estantes fixadas nas paredes.
Como se pode ver, no teto em gesso, existem vários spots de luz, assim como também na vitrine.
Hoje em dias, geralmente se utiliza lampadas dicroicas e os spots são menores, mas a disposição apresentada aqui é muito utilizada.
Na imagem também estão representadas, fixadas nas laterais do teto em gesso, grelhas de ar condicionado que aparecem entre os spots de luz no teto.
Nos dias de hoje, está sendo mais utilizado para ambientes de proporções semelhantes aparelhos de ar-condicionado do tipo split, cuja parte interna é fixada no teto, e fica aparente.
Acima a loja vista da entrada, como se quem vê estivesse um poucos antes da vitrine. Observe que a vitrine representada foi projetada em madeira e vidro. E veja também que, um espelho foi colocado do lado direito da vitrine, dando sensação de amplitude e maior espaço. A vitrine é alta, podendo comportar inclusive manequins em seu interior se necessário fosse.
Vista Interna da Loja | Expositores, Prateleiras e Balcões
Na perspectiva interna mais abaixo, a loja é vista como se tivesse sido fotograda depois da vitrine. O teto rebaixado em gesso, cor branca, tem uma elevação plana no centro, pintada da cor das paredes. Uma pequena moldura com um friso percorre a parte interior do teto em gesso. As luminárias são dispostas de modo a iluminar e realçar as vitrines.
Os expositores e prateleiras de exposição são fixados nas paredes por artefatos metalicos e ao fundo uma escada helicoidal (vulgamerte chama de escada caracol) dá acesso ao segundo piso, que serve para depósito.
Um balcão de atendimento com caixa registradora em uma das extremidades, é também um balcão vitrine que serve para exposição de objetos e mercadorias à venda. Este típico balcão para lojas, por sua vez tem também como função restringir o acesso de clientes às áreas de funcionários. O balcão também restringe o acesso à escada, de uso interno para o depósito.
Acima vista interna da loja, após o plano da vitrine. O interior da loja é visto com espelhos, balcão, maquina ou caixa registradora, expositores e prateleiras, teto rebaixado em gesso e escada caracol ou helicoidal.
Esta é uma loja cuja disposição é semelhante à de pequenas lojas de calçados ou artigos menores. Assim, na maquete eletrônica foram representados típicos expositores para lojas em forma de prateleiras fixadas nas paredes que funcionam como gondolas ou as assim chamadas estantes para lojas. Aqui não foram representadas araras e cabides, pois estes elementos são mais comuns para lojas de roupas. As cadeiras para este tipo de loja não poderiam deixar de aparecer na cena. Foram mostradas cadeiras baixas e confortáveis, para que os clientes experimentem os artigos a serem adquiridos, no caso calçados como sugere o lay out e disposição da loja.
Representação do Piso
Também estão presentes nas imagens que ilustram o interior da loja os elementos de piso, teto e iluminação. Em uma maquete eletrônica podem ser representados diversos tipos de pisos, tais como pisos cerâmicos, antiderrapantes, vinílicos, emborrachados, paviflex, pisos estes que possuem função não somente decorativa mas também utilidade prática para o tipo de utilização. Neste site, existem maquetes virtuais onde estão representadas construções e interiores para diferentes funções, onde pode-se ver as representações de diferentes pisos.
Quanto à esta loja, o piso, como pode ser observado, esta representado ao estilo de piso laminado, ou laminas coladas sobre piso cimentado. Este tipo de piso possui vários tipos de texturas e cores, e nesta representação foi escolhida a textura em madeira, simulando táboas corridas. A escolha desta textura, teve intuito proporcionar harmonia com o mobiliário composto de balcões e prateleiras em metal, madeira e vidro, e também com a vitrine feita em madeira e vidro.
Representação do Teto Rebaixado em Gesso e Iluminação
O forro de teto da loja foi representado como teto rebaixado em gesso em dois planos. O plano mais baixo, é composto de largas faixas na cor branca que correm ao longo das paredes, tendo ao centro um plano mais alto, pintado na cor das paredes laterais da loja.
Estas extremindade do rebaixo do teto em gesso, plano mais baixo pintado de branco (sancas corridas) podem ser usadas como calha de iluminação indireta, sem causar sombras. O uso de decoração em gesso, principalmente em elementos de forro é muito usual em arquitetura de lojas e arquitetura comercial em geral. Mesmo em construções de edifícios com salas comerciais ou de apartamentos, geralmente se usa teto rebaixado em gesso ao invés de emboço de laje de teto.
Na maquete da loja, também foram representados vários spots ou pontos de luz, instaladas no plano mais baixo do teto rebaixado em gesso, que correm ao longo destas sancas.
- Índice
- Sobre a Loja e a maquete
- Instalações | Vista 3d
- Mobiliário, Vitrines e etc
- Espelhos e Interiores
- Comentário técnico sobre Cad 3d e Render
- Veja mais apresentações
- Loja de Luminárias
- Shopping de Informática
- Grande Loja de Shopping
- Fachada Shopping Center
- Lista plantas humanziadas e maquetes eletrônicas