JRRIO

Shopping de Informática

shopping de informática - maquete digital

Projeto de Shopping de Informática visto com maquete eletrônica.

Esta apresentação de proposta de um pequeno shopping center de varejo de informática no Rio de Janeiro, foi feita em 2005.

Consta de uma perspectiva interna da arquitetura e uma planta ilustrativa do lay-out ou arranjo das lojas. A visualização deste projeto foi feita com maquete eletrônica.

Nesta página estão as imagens ampliadas e também um texto descrevendo este trabalho que versa sobre a apresentação gráfica do shopping de varejo de informática. Mas antes de mais nada, lembro aqui que, esta apresentação foi feita para o Arq. L.Gandolpho.

Pespectiva da Galeria de Lojas

Geralmente estes shoppings são feitos com divisórias pré-fabricas ou utilizando stands pre-moldados do mesmo tipo dos utilizados em feiras e eventos, em certos casos com pequenas adaptações.

Shopping de Informática ou Info-Shopping

De um modo geral, este tipo de shopping, ocupa um grande espaço que é subdividido em pequenas lojas, geralmente com pouca capacidade estoque.

Na verdade é um tipo de negócio que apareceu para ocupar espaços vázios onde funcionavam grandes lojas ou magazines, espaços de cinemas ou bancos que fecharam, etc.

A ocupação destes espaços subdividos em pequenas lojas, é feita pelo setor de varejo de informática, cuja demanda geralmente tem proporcionado este novo tipo de ocupação.

A perspectiva que vem mais abaixo mostra uma das galerais de lojas do pequeno shopping de varejo de informática, geralmente separadas por divisórias pré-moldadas.

E também mais abaixo, está apresentada a planta baixa ilustrativa do shopping.

shopping de informática - pesrpectiva interna das lojas

Acima, uma galeria de pequenas lojas vistas em perspectiva.

Funcionalidade do Shopping

Geralmente este tipo de pequeno shopping de varejo tem sua arquitetura e instalações feitas de forma simples e funcional. Na perspectiva mostrada, vê-se que foi utilizado piso cerâmico frio, e teto modulado padronizado para instalações de luz fria e saída de ar condicionado, que geralmente é de uso comum e pradronizado.

Como o espaço é pequeno, estes stands funcionam como vitrine e também para guardar pequenos estoques que são vendidos diáriamente. Geralmente, os maiores comerciantes tem um deposito eu outro local, onde o armazenamento é mais barato. Outros comercializam apenas artigos pequenos, que não exigem grandes espaços para exposição e armazenamento.

Planta Ilustrativa da Disposição das Lojas e Setor de Administração

planta ou lay-out de shopping de informática

Acima a planta do shopping onde podemos ver as entradas, lojas e setor administrativo. Ao lado o setor administrativo em detalhe.

A planta humanizada mostrada acima foi utilizada na apresentação desta proposta de ocupação de um espaço deficitário.

Se trata do lay-out ou planta baixa do pequeno shopping de varejo de informática.

planta baixa humanizada da parte administrativa do shopping de informática

Na planta são vistas as entradas, as lojas e corredores de circulação, assim como as áreas administrativas. Somente 3 lojas foram representadas com mobiliário sugerindo também 3 tipos de disposição.
A ampliação da planta humanizada ao lado mostra em detalhes uma das duas entradas, adaptada também para deficientes.

Ao lado da entrada fica a parte administrativa, onde aparece uma mesa de recepção / secretária e ao lado o WC. As duas pequenas salas mais acima, são para a gerência e outra setor contabil / financeiro.

Comentário técnico sobre renderização e CAD 3d

A planta ou lay-out do shopping de informática foi feita utilizando uma combinação de Autocad e Corel Draw.

Na verdade foi feita uma imagem do piso, paredes, divisórias, apresentando cores e texturas, sendo esta imagem exportada para o Corel Draw, onde então foram feitas edições por sobre a imagem, colocando legendas e demais informações que deveriam estar presentes na prancha de apresentação.

Quanto à perspectiva do shopping mostrando uma ala de lojas, esta foi inteiramente modelada em 3d no Autocad 2004 e também renderizada no mesmo programa.