Eficiência Energética
O termo "Eficiência Energética" tem sido muito usado ultimamente e envolve otimizar e racionalizar o uso da energía e suas fontes, com o objetivo de usar menos energia para se conseguir os mesmos resultados. Em outras palavras significa tanto evitar o desperdício de energia, como utilizar soluções, aparelhos e equipamentos que exigem menos energia, com intuito de preservar o meio ambiente.
Obter eficiência energética e usar energias renováveis são dois principios basicos do chamado desenvolvimento sustentável e da política energética sustentável.
Eficiência Energética Ideal
Sob o ponto de vista ideal, uma das metas de uma edificação sustentável seria atingir a auto suficiência energética utilizando-se de duas estratégias combinadas.
A primeira é usar o meio ambiente aliado à técnicas e materiais de construção adequados para climatizar o interior das edificações e proporcionar conforto térmico sem excessivo gasto de energia.
A segunda é usar fontes renováveis de energia, se possivel energia gerada no próprio local.
Sobre a primeira estratégia, significa usar meios naturais relacionadas à forma como uma construção é projetada em relação aos elementos da natureza como ventos, calor e luz do sol e vetação circundante.
Uma edificação projetada adequadamente levando em conta estes fatores, geralmente reduz drasticamente a quantidade de energia gasta para aquecimento ou resfriamento, no intuito de proporcionar conforto térmico.
Em outras palavras, utiliza-se as forças do meio ambiente para conseguir uma climatização natural mais favorável.
Nem sempre, principalmente quando se trata de edificação em condições bioclimáticas extremas é possivel não depender de energia extra para garantir conforto térmico no interior. E isto implica em usar resfriamento ou aquecimento artificial com necessidade de energia extra.
O uso de equipamentos que proporcionam outros confortos, como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, luz elétrica, TV e computadores, também requer energia articial, no caso energia elétrica.
Dentro dos principios de sustentabilidade, idealmente falando, toda a energia extra necessária, deveria ser proveniente de fontes renováveis de energia como energia solar, energia eólica que podem ser transformadas localmente em energia elétrica sem gerar impactos ambientais.
Idealmente falando, uma edificação que não precisa de fontes de energia externa ou que somente utiliza fontes de energia renováveis geradas no local seria uma edificação auto sustentável.
Encontrando um Meio Termo em Direção à Sustentabilidade
Dentro de muitos condições, talvez seja impossível atingir a plenitude em auto suficiência de energia baseada unicamente em fontes de energia renovável e gerada no local para suprir o próprio consumo.
Entretanto, se a eficiência energética de uma edificação for melhorada, a dependência de energia externa é reduzida, e consequentemente o impacto e danos ambientais são também reduzidos.
Existem algumas diretrizes básicas não tão difícies de serem implantadas nem tão dispendiosas de serem aplicadas no sentido de, quando possivel, atingir auto suficiência energética, ou de pelo menos reduzir parcialmente e consideravelmente o consumo de energia externa proveniente de combustíveis fósseis e hidroelétricas, já que para aumentar a produção de ambas implica em provocar alto impacto ambiental.
Se levar em conta não o imediatismo, mas considerar os benefícios à longo prazo, ganha-se em econômia para o usuário, ganha o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Como Melhorar a Eficiência Energética
Algumas das posturas e estratégias abaixo, podem ser aplicadas na fase de projeto de uma edificação, e algumas através de reformas e instalações de equipamentos em edificações já existentes. Resumidamente, abaixo são enumerados alguns itens que contribuem para um uso mais racional e econômia de energia.
A primeira meta é usar equipamentos que consomem menor energia para desempenhar as mesmas atividades, principalmente lampâdas e eletrodomésiticos.
Mas eficiência energética vai mais além do que usar equipamentos que consomem menos energia ou que reduzem o consumo.
Com relação ao projeto de construção como um todo, ou seja o projeto de arquitetura, pode-se aproveitar recursos naturais e materiais mais adequados para o propósito.
Para uma melhor eficiência, em clima quente, pode-se dar preferência à tipos de materias que isolam mais o calor (como telhas de barro) que diminuem a entrada de calor durante o dia e retem à noite. E deve-se utilizar também paredes com materiais e técnicas que propiciem melhor isolamento termico. Em clima frio, utilizar materiais e técnicas construtivas que absorvem e retém o calor, para que seja dissipado após o por do sol, mantendo o interior da edificação aquecida.
Apesar de mais caro a curto prazo, o uso de janelas com vidro duplo podem causar melhor isolamento tanto têrmico como acústico.
Posicionamento dos comodos, janelas e paredes em função dos sol nascente e poente é muito importante. Isto ajuda a melhorar o conforto e eficiência quanto à aquecimento ou resfriamento interno.
Utilização de "brises soleil" (persianas externas) ou também toldos em janelas fortemente expostas ao sol. Diferentemente de cortinas no interior, os brises retem o calor na face exterior e permitem uma iluminação sem exesso de radiação e aquecimento.
Utilizar também a chamada ventilação cruzada para climatização e correntes de ventos predominantes, principalmente para o caso de residências e edificações multifamiliares, o que reduz consumo de ar condicionado.
Além disso, a vegetação ao redor ajuda a climatizar, pois retem humidade e também podem ser usadas para fazer sombras ou direcionar correntes de ventos, diminuindo a necessidade de consumo de energia para climatização.
Priorizar no projeto o uso de iluminação natural para reduzir o consumo de iluminação artificial durante o dia. O edifício mostrado ao lado, o HSBC de Hong Kong foi projetado juntamente com um sitema de aproveitamento de luz natural através de um sistema automatizado. A imagem ao lado mostra o edifício na parte de cima da imagem e na parte inferior o refletor solar.
Veja mais sobre aproveitamento de luz natural com intuito de econômia de energia através de métodos naturais como claraboias e vãos, ou através de prateleiras de luz com aberturas controladas assim com também através de refletor solar.
Instalação de equipamentos que gerem energia para suprimento local através do uso de fontes renováveis de energia, principalmente energia solar e energia eólica. Quanto à energia solar, existem dois tipos de paineis solares, um para aquecimento de água e outro tipo para geração de energia elétrica. Quanto à energia eólica ou dos ventos, existem cataventos acoplados a turbinas que geram energia elétrica.