Casa Ecológica e Eco Casa
A "Casa Ecológica", genéricamente falando, é um termo utilizado para construções que utilizam técnicas e procedimentos adequados sob o ponto de vista ecológico dentro da construção civíl sustentável, e também com relação ao seu uso e manutenção, estando dentro dos princípios de respeito e preservação ao meio ambiente. Sob este prisma, dependendo da abordagem e da flexibilidade quanto as conceitos utilizados, "casa ecológica" pode ser sinônimo de "casa sustentável" ou "casa auto-sustentável".
Entretanto, sob o prisma mais rigoroso da permacultura, casa ecológica ou eco casa atende a princípios de projeto e construção ecológica bem fora dos metódos mais convencionais.
Conceito de Casa Ecológica
O Conceito de "Casa Ecológica" decorre do fato de utilizar-se tanto em sua construção, como no seu uso e manutenção, de idéias, regras e metódos construtivos que estejam de acordo com a preservação do meio ambiente.
Isto implica em utilizar materiais construtivos que não degradem o meio ambiente ou que sejam produzidos de forma "sustentável" ou dentro do conceito de não degradação do meio ambiente. Por exemplo utilizar materiais e produtos ecológicos para construção civil tais como telhas ecológicas, tijolo de solo cimento ecológico e todo tipo de material de base ou de acabamento, bem como produtos e equipamentos pensados em termos de construção sustentável ou que visem os princípios de sustentabilidade.
Implica no aproveitamento dos recursos naturais como o sol e o vento, e na busca de máxima racionalização e eficiência energética, tentando assim ser auto-suficiente em termos de energia.
Implica também em tratar os residúos de esgoto não despejando no mar ou rios, e assim não degradando também o meio ambiente.
Eco Casa ou Casa Ecológica sob o Ponto de Vista da Permacultura e Ecovilas
Geralmente chama-se de Eco Casa ou Casa Ecológica, as unidades residencias construídas nas Ecovilas, geralmente seguindo os principios da Permacultura, ou Cultura Sustentável. Entretanto, casas em regiões afastadas ou no campo também podem ser construídos dentro dos métodos da permacultura ou da bioarquitetura e bioconstrução.
Exemplo de Eco casa, construída seguindo princípios da permacultura, no Pais de Gales, vizinho da Inglaterra, no Reino Unido.
Está aconchegante casa, seguindo princípios de projeto e construção ecológica, foi erguida em região florestal, e custou 3.000 Libras, em torno de 10.000 Reais. Foi construído por Simon Dale para sua família, somente com a ajuda de amigos para a mão de obra, causando mínimo impacto ambiental. Veja com mais detalhes no próprio site do proprietario e construtor.
Em outras palavras, as eco casas seguem os princípios gerais de sustentabilidade, mas sob um crivo ético, filosófico e de planejamento segundo a ótica da Permacultura, um sistema de planejamento e projeto que propõe soluções para viver no mundo evitando o consumo de fontes de energia altamente poluentes, como a energia que vem de combustíveis fósseis (petróleo), mas em contrapartida aproveitando os recursos naturais e preservando o meio ambiente.
Sob este prisma, as casas Ecológicas devem evitar também ao máximo os materiais industrializados mesmo que contenham o chamado selo "Ecológico", já que por princípio deve utilizar para a construção materiais locais ou produzidos no local, ou pelo menos dentro de uma distância aceitavel para que sejam considerados pertencentes ao local. Deste modo, consegue-se o mínimo de impacto ou danos ambientais tanto no local como em outros locais, e evita-se a necessidade de utilizar transporte de longa distância queimando combustíveis fósseis.
Uma Eco Casa é também construída pelos habitantes de Ecovilas, podendo ser em regime de cooperação. Ou seja, não se trata de uma construção industrializa que se propoe a aplicar alguns principios gerais de sustentabilidade.
No mais uma Eco Casa deve buscar a autosuficiência em energia através da utilização do calor do sol para aquecemento assim como da energia solar ou energia eólica (dos ventos) para produção de energia elétrica.
No trato dos resíduos organicos, sobras e detritos, estes devem ser reciclados, transformados em adubo.
Uma Eco Casa ou Casa Ecológica que segue rigosamente os princípios da permacultura, também pode ser construída em outros locais, fora de uma ecovila, se existir meios e condições para tal.
Economia para o Morador, para a Sociedade e Preservação do Meio Ambiente
Independentemente do que seja chamada de Casa Ecológia e Eco Casa, se procura atingir em maior ou menor grau a auto-suficiência, se contém elementos ou utiliza processos de construção industrializada, ou se segue rigorosamente princípios da Permacultura, uma Casa Ecológica sempre trará, seja em maior ou menor grau, benefícios para a sociedade e meio ambiente.
Algumas pessoas não acreditam nos resultados de politicas de sustentabilidade ou de atitudes ecológicamente corretas. Entretanto, se pensarem bem e analisarem algus pontos à ser pensados, certamente mudarão de opinião.
Se cada casa construída se propusesse a se tornar auto-suficiente (até onde possível) ou pelo menos economizar energia, não existiria necessidade de construção inúmeras novas barragens para gerar energia hidro-elétrica, podendo assim manter intactos belas quedas naturais, tesouros preciosos da natureza produzidos ao longo de milhares ou milhões de anos. E não haveria também a necessidade da utilização de usinas nucleares ou de produção de energia através da queima de conbustíveis fósseis, como carvão mineral ou petróleo.
Somente para se ter uma idéia, se 10% dos moradores de São Paulo reduzissem o tempo de um para apenas 5 minutos, existiria agua sobrando para abastecer em torno de 400 mil pessoas.
Se um milhão de familias reduzissem o uso do chuveiro elétrico para 5 minutos, faria uma economia de energia equivalente à a capacidade pensada para a usina nuclear de Angra 3.
Mas o conceito de casa ecológica não é para tirar o prazer do banho e econômizar energia da forma acima. A idéia principal é gerar a própria energia para cada família, aproveitando assim os recursos naturais e preservando o meio ambiente. E também reduzir ao máximo a dependencia até de fornecimento de agua externa, através de poços e minas de agua locais ou captação de águas de chuva.
Se uma economia enorme é conseguida apenas economizando de forma tradicional, imagine o que aconteceria se existisse uma consciência coletiva, no caso do uso dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.
Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas
- Introdução à Permacultura, Permacultura Design Course Séries, de Bill Mollison, 1981
- Os Fundamentos da Permacultura, de D. Holmgren, publicado em pdf por Holmgreen Design Services
- Guia de Planejamento de Ecovilas, de M. Bueno
- Website de Simon Dale, Low Impact Woodland Home
Assuntos relacionados em links externos
- Permacultura Principles | Princípios de Permacultura