JRRIO

Conforto Térmico e Edificações

Uma casa ou qualquer edificação, quanto a função de abrigo, deve proteger o homem quanto às intempéries do meio ambiente. Deve proporcionar-lhe conforto, independentemente de como estão as condições do meio ambiente ao relento, ou seja, no exterior.

A casa ou edificação deve criar condições internas para que o habitante se sinta não somente protegido do sol e da chuva, da umidade do solo, do vento e do frio, mas possa estar em condições de conforto termico em seu interior.

O que significa sonforto térmico e qual sua iImportância

A importância de pesquisas e do estudo com relação ao conforto térmico baseia-se em 3 fatores principais:

1- Preocupa-se com o bem estar do homem visando proporcionar-lhe um ambiente adequado onde ele se sinta termicamente confortável. Em termos práticas seria estar num ambiente sem suar (transpirar excessivamente), ou sem sentir frio, ou ter sensações desagradáveis proporcionadas por temperaturas desagradáveis, falta de ventilação ou excesso de correntes de vento, ou excesso ou falta de umidade.

2- Precoupa-se com o desempenho humano na realização de tarefas. Certamente num ambiente com melhores condições de bem estar, é possivel trabalhar de forma saudável e com melhor desempenho.

3- Eficiência Energético ou Conservação de Energia. Aproveitando os recursos naturais e estratégias bioclimáticas, é possivel conseguir conforto termico sem necessitar exageradamente de fontes de energia externas.

Definição de conforto termico

Segundo a ASHRAE Standard 55 (Norma 55 da Sociedade Americana dos Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado) American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers), o "Conforto Térmico" pode ser definido como:

"Um estado ou condição de sentir satisfação com relação ao ambiente térmico em que a pessoa se encontra. Se o resultado das trocas de calor a que o corpo da pessoa se encontra submetido for nulo, e a temperatura da pele e suor estiverm dentro alguns limites aceitáveis, é possivel dizer que a pessoa sente Conforto Térmico."

Existe também a definição de Olygay de 1973:

"A zona de conforto representa aquele ponto no qual a pessoa necessita de consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente circunstante".

Em outras palavras o Conforto térmico pode ser definido pela sensasão de bem estar, relacionada à temperatura ambiente e umidade. Isto envolve equilibrar o calor produzido pelo corpo com o calor perdido para o meio ambiente circundante.

Variáveis relacionadas ao conforto térmico

A temperatura interna do corpo humano mantém-se constante. E para tal, o corpo é obrigado a dissipar todo o calor que gera.

O equilíbrio da temperatura corpórea depende de 7 variáveis ou parâmetros, sendo que, 3 deles dependem apenas do próprio indivíduo e são - Metabolismo, temperatura da pele, e vestimentas que usa.

As quatro variáveis restantes dependem do ambiente em que o indivíduo está, ou seja, do ambiente que envolve o seu corpo. Estas variáveis são - Temperatura do ar, Umidade relativa, Temperatura radiante média (temperatura na superfície dos elementos no local envolvente) e Velocidade do ar.

Definição crítica e cautelosa de conforto térmico

Tem se tornado um habito estabelecer temperaturas padrão ou fixas em projetos, admitindo que esta aceitação deve ser internacional. Entretanto, existem observações e estudos que apontam no sentido de que, as pessoas não são tão passivas quanto ao ambiente térmico que as envolve.

Para se sentirem confortáveis, em determinados locais, elas optam por condições que lhes sejam mais favoráveis. Ora procuram o a sombra, ora o sol ou o vento, ora tendem-se a proteger destes elementos, seja através da escolha do local, das atividades que praticam ou desempenham, ou através da vestimenta apropriada que usam.

Existem estudos onde a abrangência de temperaturas que as pessoas preferem e consideram confortáveis varia mais do que se imagina. Certamente pessoas habituadas a temperaturas de clima quente consideram temperaturas mais elevadas como aceitáveis, e isto sinaliza que existem graus de aclimatação que alteram a amplitude do leque de abrangência teórica do conforto térmico e da aceitabilidade

Existem pesquisadores e estudiosos sobre edificações com eficiência energética que defendem que não existe necessidade de tornar padrão as temperaturas internas das casa para todo e qualquer local do terra. De acordo com este ponto de vista, cada local do mundo pode adoptar as temperaturas internas mais convenientes para o clima local e para a estação do ano.

Assim, a definição de "conforto térmico" pode ser ampliada, levando em conta a capacidade de adaptação das pessoas como também dos edifícios.

Bibliografia e referências

Veja algumas importantes publicações e livros sobre projeto, construção e arquitetura bioclimática, sendo alguns de autores e pesquisadores pioneiros no assunto.