JRRIO

Ecovila | Organização, Métodos e Funcionamento

Abordagem sobre as ecovilas e com sua organização social, construção ecológica, tamanho das comunidades, uso de enérgia renovável, alimentos orgânicos e demais aspectos.

Métodos, Procedimentos e Organização de uma Ecovila

As Ecovilas fazem uma aborgagem "holistica" da sustentabilidade, ou seja, abrangendo todos os aspectos da vida. Deste modo, as Ecovilas tem como meta a sustentabilidade, auto suficiência com mínimo impacto ou dano ao meio ambiente, porém envolvendo também aspectos econômicos e espirituais. Para tal existem métodos, procedimentos e metas a serem atingidas e superadas, principalmente no tocante às relações e diferenças entre os habitantes.

Quanto ao funcionamento, organização e prioridades

A idéia ou propósito central pode variar de comunidade para comunidade, de local para local, mas de um modo geral todas tem uma visão baseada em três pilares, a visão ecológica, social e espiritual.

Construção ecológica
As casas de uma ecovila, chamadas de eco casas ou casas ecológicas devem ser construidas utilizando materiais locais como tijolos de solocimento, madeira do local ou reaproveitada, bambu etc.
Uso de Energias Renováveis
Deve-se utilizar formas de geração de energia que não provoquem danos ao meio ambiente e que sejam descentralizadas, como painéis de geração de energia elétrica sobre o telhado, cataventos, aquecimento solar, biodigestores, etc
Alimentos Orgânicos
São produzidos e cultivados no local alimentos orgânicos / agricultura biodinâmica. Este sistema de produção é derivado do modelo de permacultura.
Organização Social e Educação
Criação e organização esquemas para apoio familiar e social, considerando a diversidade cultural. Organização de celebrações, como festas, centros de convivência, danças circulares, e outras formas de socialização.
Geralmente baseada no sistema de educação holística.
Saúde
A abordagem da saúde é feita de forma integrada e solidária, focando a elminação das causas das doenças, ou contrário dos sistemas de saúde tradicionais, que aplicam a maioria dos gastos e esforços em tratar a doença, e não eliminando ou reduzindo as causas. As ecovilas são voltadas para um estilo de vida saudável, em ambiente sadio e adequado, com dietas ou tipos de alimentação também saudáveis. Entende-se que, todos estes fatores juntos formam uma das melhores combinações para prevenção de doenças.
Não existe necessidade de abdicação dos progressos e benefícios da moderna medicina, mas deve-se criar um sistema para atender as necessidades em nível local ou regional. Especialmente para gestantes, pessoas idosas e crianças, deve-se ter um atendimento e apoio comunitário que venha de dentro da comunidade.
 
Organização Econômica
Geralmente voltadas para uma economia auto-sustentável, baseada nos conceitos de descentralização, atividades voluntárias e mútua cooperação.
Oganização Administrativa | Política
Experimentam diferentes e novos processos quanto à tomada de decisões, voltada para a democracia, evitando conflitados.
As Ecovilas fazem parte de um movimento mundial, formando uma grande rede, espalhando-se por todos os continentes, com objetos comuns, e propondo um modelo de habitação alternativo pensando na preservação do planeta e na harmonia entre seus habitantes.


Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas

  • Introdução à Permacultura, Permacultura Design Course Séries, de Bill Mollison, 1981
  • Os Fundamentos da Permacultura, de D. Holmgren, publicado em pdf por Holmgreen Design Services
  • Guia de Planejamento de Ecovilas, de M. Bueno
  • O Desafio das Ecovilas, em Inglês | The Eco-village Challenge, artigo de Robert Gilman, de 1991

Assuntos relacionados em links externos