Edifício Residêncial
Vídeo animação 3d de projeto de edifício residêncial, ou prédio de apartamentos no Rio de Janeiro, feita em 1995. A animação 3d simula um vôo ao redor do edifício e caminhada no interior dos apartamentos e areas de lazer.
Descrição preliminar
Perspectivas e animações com simulação de vôo e caminhada interna.
Estas perspectivas externas e internas, assim como a animação 3D foram feitas para estudo do empreendimento e divulgação em estande de vendas.
A maquete eletrônica construída na integra, e reproduzindo fielmente o projeto, permitia visualizar o edifício de vários angulos, tanto as partes externas como as partes internas.
Sequências de animação 3D do empreendimento
Abaixo, do lado esquerdo, uma animação das partes internas e do lado direito duas sequências animadas do edifício.
Ao centro a câmera da voltas em torno do projeto mostrando-o de cima à baixo, incluindo as coberturas e todas as fachadas.
A sequência da direita mostra o edifício visto de frente de vários angulos, com automóveis passando à sua frente.
Descrição das sequências animadas
Abaixo são vistas apenas 3 sequências de animações de 1995. Um vôo em torno do projeto, uma visita a uma cobertura (simulação de caminhada interna) e vistas da fachada com carros em movimento.
Dependendo da velocidade da sua conexão, poderá demorar algum tempo para carregar as animações. As animações tiveram aqui sua qualidade reduzida para facilitar um carregamento mais rápido.
O total das sequencias montadas chegava a mais de 30 minutos. Bastante tempo para os idos de 1995.
A planta 3d perspectivada da cobertura vista na animação é também mostrada na imagem no lado direito. Na imagem aparece o terraço descoberto com deck de madeira e piscina, varandas e mobiliário de piscina e terraço. A sala com bar, o banheiro e hall da escada helicoidal são mostrados sem o teto.
ATENÇÃO: As animações abaixo foram substituídas provisoriamente por imagens. Em breve serão convertidas para um formato mais atual de animação e serão recolocadas nesta página.
Em outra página, coloquei algumas perspectivas desta apresentação de projeto, com o edifício sendo visto de diferentes angulos e diferentes aproximações.
Vídeo animação e maquete eletrônica
Feita em 1995 sob encomenda de uma construtora/incorporadora do Rio de Janeiro, foi feita a maquete eletrônica com reprodução fiel da arquitetura e dos materiais de acabamento, de acordo com o projeto de arquitetura fornecido pela construtora.
O serviço foi feito de acordo com a proposta, que estipulava as seguintes sequencias de animações ou simulações:
- Simulação de voo em torno do futuro edifício (vista externa).
- Visita ao pavimento térreo, (Entrada, Hall de Entrada até frente aos elevadores)
- Visita ao pavimento de uso comum (PUC ou Play Ground)
- Visita à um apartamento de cobertura mobiliado
- Visita à um apartamento mobiliado
- Visita à 2 apartamentos vazios ou 1 apartamento e 1 cobertura vazia
Descrição geral:
A video animação tinha mais de 30 minutos de duração, trilha sonora e créditos.
1995 - Maquete Eletrônica / Modelagem 3D construída para obter animações e perspectivas impressas para a apresentação do projeto de um edifício de apartamentos.
Foi feito um vídeo em VHS com voo em torno do projeto, vista do embasamento com carros em transito, visita ao hall de entrada e de elevadores, visita ao pavimento de uso comum e aos apartamentos.
Foi utilizado o formato VHS pois (antigo video cassete comum) pois o DVD ainda não era popular, assim como as gravações de animações em CD-Room naquela época também não eram comuns. Então a conversão para fita VHS era uma solução para facil visualização em qualquer local.
A qualidade VHS não é uma qualidade de gravação comercial para exibição em grandes mídias como TV. Mas o objetivo era ter um vídeo de baixo custo, para ciruculação restrita, e que pudesse também ser exibido num estando para melhor compreensão do projeto.
Aspectos técnicos:
Esta animação não possuia qualidade de gravação para exibição em grandes mídias (TV) e nem era este o propósito. Seu objetivo era apenas dar uma boa apresentação para compreensão do projeto. Foi gravada em fita VHS, antigo formato de video-cassete, usado antes da popularização do DVD que hoje está disponível até nos microcomputadores. Para a renderização em formato quadro-a-quadro para exibição em grandes mídias era necessário alta capacidade de processamento e consequentemente hardware caro. Este seguimento de animações para grandes midias (TV) era mais explorado pelo setor de publicidade.
Devido ao hardware limitado, para formato de saída foram utilizados arquivos .FLC (256 cores - padrão .gifs). A montagem das sequencias foi feita com o antigo Animator.
Metodologia
A modelagem foi feita utilizando a plantas do projeto de execução do edifício.
Para a modelagem 3D utilizei Autocad. Como o modelo era muito grande, para que os arquivos fossem manipuláveis, eu os subdividí em partes, e depois os unia quando necessário para visualização através do recurso referencia cruzada ou Xref.
Os arquivos das malhas em Autocad eram exportados via formato DXF para o 3DS onde eram atribuidos materiais de acabamento e iluminação.
Alguns materiais de acabamentos foram escaneados para serem mapeados e colocados na malha 3D.
A iluminação foi econômica devido ao limitado hardware e capacidade de memória, não utilizando efeitos de sombras na iluminação das animações.
O mobiliário interno também foi feito de forma bastante simplificada, com poucas faces para não sobrecarregar os arquivos e facilitar o processamento das animações. Algumas sequencias chegaram a demorar mais 10 horas para renderizar, pois tinha disponível à época para utilização um único computador, embora o 3DStudio já suportasse a renderização em rede o que tornaria mais veloz o processo.
Programas utilizados
Autocad para modelagem 3D, programa 3dStudio R.4 (DOS) para renderização e animações e Animator (DOS) e WinPlay (DOS) para montagem, edição e trilha sonora.
Qualidade da apresentação
A arquitetura da maquete eletrônica é uma malha tecnicamente muito bem elaborada, e pendeu mais para uma apresentação fotorealistica. As edificações circunvizinhas foram feitas de forma simplista e quase ao nivel de volumetria.
As malhas do mobiliário foi "economica" assim como não foi utilizada sombras nas animações para que fosse possivel processar as malhas devido ao hardware limitado.
O trabalho foi gravado em formato VHS para visualização do empreendimento. Nesta época o DVD ainda não era popular e formato predominante ainda eram os antigos Video-Cassetes.
Tipo da animação
Animação de câmara e objetos. Foi feita caminhada interna e simulação de vôo em torno do projeto. Carros e portas apareciam se movendo em algumas cenas.
Tipo de mídia
Para apresentação e demonstração do projeto utilizando video-cassete (VHS) não profissional.
Hardware
Processador 486 ou Pentium I.
Comentário
Embora seja um trabalho tecnicamente limitado pelo hardware da época e pelos recursos disponíveis, o tomei como um desafio, já que na época, em 1995, pelo que se saiba, nenhum vídeo para a apresentação completa de um empreendimento comercial havia sido feito em computação gráfica na cidade do Rio de Janeiro.
Os recursos eram limitadas e certamente não poderia ir muito longe. Mas foi um trabalho gratificante como desafio.
Quanto a modelagem 3D exterior do prédio, técnicamente em termos de malha 3D de arquitetura, foi de um preciosismo impar, muito bem feita, que pode ser usada inclusive nos dias de hoje sem que esteja defasada.
Quanto aos interiores, a arquitetura foi também muito bem modelada com o mesmo preciosismo. Mas para os dias de hoje, seria possivel melhorar a "humanização" do projeto quanto ao hall de entrada e pavimento de uso comum, com uso de vegetação mais elaborada e imagens de pessoas mais condizentes com os recursos atuais. Para o mobiliário dos apartamentos, atualmente seria possível usar malhar bem mais complexas e mais realistiscas.
Nos dias de hoje, a iluminação poderia ser muito melhorada com efeitos de sombra nas cenas animadas e caminhas internas, assim como a animação poderia ser aperfeiçoada.
Veja também:
Lista de Imagens, Desenhos 3D & Maquetes Eletrônicas