JRRIO

Canteiro de Obras

Canteiro de obras é o local destinado à edificação ou casa que esta sendo construida, incluindo seu terreno, área da construção, área de execução e apoio, armazenamento e preparo de materiais. Neste canteiro é construído um barracão para guardar peças e ferramentas e o terreno é demarcado para colocar materiais e erguer a casa. Ao fim da construção instalações as provisórias são desmontadas.

Pontos Importantes na Organização do Canteiro de Obras

Organizar o canteiro de obras deve ser a primeira medida tomada assim que o terreno estive nivelado e murado. O canteiro deve ser organizado de modo à evitar desperdício de tempo e nem perdas de materiais, ser um espaço de trabalho seguro, e também prover boas instalações propiciando assim uma boa qualidade com relação aos serviços desempenhados no local.

Planejamento e Planta

O planejamento do canteiro de obras é feito em função do local da construção no terreno. Portanto é necessário tem a planta do terreno e planta de locação da casa ou edificação em mãos. Munido destas informações, o engenheiro ou arquiteto que vai executar a obra, juntamente com o mestre de obras, vai definir a área onde será erguida a casa, espaço que fica reservado para a construção propriamente dita.

O restante dos espaços do terreno serão utilizados como áreas de apoio, preparação de materiais, instalação de equipamentos utilizados durante a obra, locais de armazenamento de materiais e peças, algumas ao ar livre, outras em uma ou mais construções provisorias.

É necessario decidir onde ficará o barracão para guardar ferramentas e peças e também ser usado como depósito de materiais perecíveis e que não podem ficar expostos ao tempo, como cal e cimento.

Deve-se escolher também um local para descarregamento de caminhões, pensando em todas as possibilidades, pois existem caminhões que descarregam materias de diferentes formas, como caminhões basculantes com caçambas que geralmente carregam os materiais a granel como brita e areia. Existem os caminhões de carrocerias que se abrem nas laterais, que carregam sacos de cimento, lotes de tijolos, ferragens, etc.

Alíado ao local de descarga, deve ser previsto o local para depositar a areia, brita e ferragem que chega em local dentro do terreno, onde são armados cercados de madeira, também chamados de "baias" ou "disciplinadores de material a granel". Estes materiais não podem ficar espalhados em desordem ao longo do canteiro de obras. O local destes materiais deve ser pensado de modo a não atrapalhar a circulação na obra e nem os trabalhos, e ao mesmo tempo ser de fácil acesso e evitar perdas ou desperdícios.

É necessário também demarcar um local para armação de ferragem, onde o armador vai trabalhar com a ferragem, cortando vergalhoes e executando as dobras. Um local para a betoneira, e também para um mesa com serra circular para o carpinteiro também deve ser planejado.

Circulação e Transporte Interno

Ao planejar o canteiro de obras, é necessário pensar na circulação dos trabalhadores e materias pela obra. O local por onde deverão passar as carriolas (carrinhos de mão) ou giricas (carros de maior tamanho) devem estar obstruidos, e sem risco de acidentes. E é preciso prever se, alguns trabalhos não serão conflitantes se tiverem que ser executados ao mesmo tempo.

Construção do Barracão

Um barracão madeira deve ser erguido para guardar ferramentas, peças e material perecível que for sendo comprado e utilizado durante a obra. No barracão são guardadas por exemplo as ferramentes de pedreiros, bombeiros, carpinteiros e armadores, assim como armazenados arames, soquetes, conexões de água e esgoto, fios, materiais elétricos, e também materias como cimento e cal que não podem ficar expostos ao tempo e sujeitos à chuva e umidade excessiva.

Este barracão poderá abrigar também o guarda da obra e outros trabalhadores, quando necessário. Em casos de obras de casas, geralmente os profissionais que trabalham no local voltam para seus lares no fim do dia, e nem sempre é necessário alojamento, à menos que se trate de uma casa construída em local muito distante e difícil locomoção diária.

De um modo geral, o barracão tem 3 divisões internas, sendo uma para alojamento do guarda ou trabalhadores, outra parte instalações sanitárias, e outra para almoxarifado, ou seja, guardar os materias, equipamentos e ferramentas já citados acima.

Em caso de ter apenas um guarda que dorme na obra, sua cama pode ficar no próprio almoxarifado.

O barracão geralmente é construído em madeira de obra (madeirite) tendo como suportes pilaretes verticais, telhado em fibrocimento, e piso sobre cimentado rústico. O pé direito ou altura de piso à teto pode ser de 2,5 metros.

As instalações sanitárias devem conter um vaso sanitário e uma pia, que pode ser instalada na parte de fora. Em caso de ter trabalhadores que pousam no local da obra, então deve ser intalado também um chuveiro em cômodo fechado, mas separado do vaso sanitário, ou seja, de formas que o uso de um local não impeça o uso do outro.