JRRIO

Esquadrias | Portas e Janelas na Construção

Explicação sobre escolha e instalação de portas e janelas no projeto e construção de uma casa, levando em conta materias, tipos, estilos e clima local.

Esquadrias ou caixilharias

Existe uma infinidade de tipos de portas e janelas para uma casa, quanto ao estilo ou aparência, quanto à funcionalidade, como quanto ao material com o qual é produzida.

Indo muito além das aparências e pensando no clima

É um erro pensar em esquadrias pensando apenas no "estilo da construção", da mesma forma que é errado construir uma casa em estilo colonial, com telhados de pouca inclinação em local onde neva.

Pensar apenas em "estilo arquitetônico" sob o ponto de vista estético não faz sentido em alguns casos. É preciso pensar também em funcionalidade, ou seja, uma casa tem como função primordial ser um abrigo confortável.

Se uma casa é construída em local predominantemente frio, deve ser projetada de modo a proteger os moradores do frio, e aproveitar alguns recursos naturais para manter a temperatura interna agradável, isto é, além de usar recursos artificiais.

Se a casa é construída em clima quente, deve ser pensada no sentido de ser um abrigo ou refúgio, onde os moradores encontrem temperaturas interiores mais amenas, aproveitando ao máximo recursos naturais, como ventos predominantes, e adotando estratégias que impeçam que muito do calor do exterior passe passe para o interior de uma residência.

Uma casa bem pensada, é a combinação de vários elementos, e as esquadrias são uma parte do todo, que juntos tornarão uma casa agradável e funcional. Portanto, as esquadrias não podem ser pensadas somente em termos de beleza ou estilo, mas também em termos de funcionalidade. Isto implica em pensar no local onde se constroi a casa e considerar os fatores climáticos. Se precisa de muita vedação ou se pelo contrário, precisa de muita ventilação, ver se o sistema de venezianas é adequado, etc.

Em climas onde existe longos períodos de frio e longos períodos de calor, é preciso pensar em esquadrias que sejam flexíveis quanto à possibilidade de boa ventilação no verão, e boa vedação contra ventos frios no inverno.

Materiais de Esquadrias

As portas e janelas, em sua forma mais tradiconal são de madeira fabricadas em todos os tipos e modelos. Entretanto são muito usadas também as esquadrias de ferro, geralmente do tipo janelas com folhas de correr ou vitrôs. Esquadrias de alumínio tem substituído cada vez mais as esquadrias de ferro e de madeira, principalmente no caso de edifícios de apartamentos. Existe ainda como opção, as janelas de pvc, um material plástico ou derivado do petróleo.

As esquadrias de madeira, ferro ou alumínio podem ser encomendadas sob medida ou encontradas prontas em lojas de materias de construção, em tamanhos padronizados.

Tipos de Esquadrias

Quanto ao tipo e forma de funcionamento, os modelos são variados, e aqui estão listados os modelos principais e básicos.

Existem as janelas com duas folhas de correr com paineis de vidro, tendo ou não uma combinação de venezianas com sistema sanfonado de abrir independentes. Existem também os modelos tipo guilhotina, igualmente com paineis de vidro, onde as folhas das janelas deslizam verticalmente para serem abertas.

E existem as portas e janelas com duas folhas que se abrem com dobradiças, contendo parte em painel de vidro e parte em venezianas, sendo que ambas as partes podem ser vedadas por portinholas, uma para permitir ou vedar entrada de luz, ou para permitr ou vedar a ventilação. Este é um tipo de janela muito funcional, ideal para climas onde existem estações frias e quentes.

Quanto à forma e aparência, existem portas e janelas retangulares como em arco, geralmente em estilo moderno e funcional, algumas fazendo referência ao estilo colonial.

Tipos de Portas

Existe uma grande variedade de tipos de portas quanto ao seu material e sistema de fabricação, como também quanto ao estilo , revestimento e opções de acabamento.

São encontradas no mercado portas em maderia maciça, ou feitas com duas floras de compensado que fecham as faces maiores tendo no seu interior ripas longitudinais que podem ser ou não espaçadas entre sí.

Estas portas que não são de madeira maciça, apresentam duas opções de acabamento, podendo ser compradas para serem emassadas e pintadas ou já revestidas com folheado de algum tipo de madeira, ou seja, uma fina camada de madeira nobre que vem colada sobre a porta, para receber como acabamento verniz ou cera. Os tipos mais comuns de revestimento de portas de madeira prensada são o mogno, imbuia, cedro, e cerejeira entre outros.

As portas de madeira maciça geralmente são feitas de canela, cedro, mogno e outros tipos de madeira de lei.

Quanto à aparência funcionalidade, existem vários tipos, como portas lisas que são as mais comuns, portas almofadadas ou entalhadas que são mais nobres e mais caras. Algumas possuem também paineis de vidro, e podem ter forma de arco.

Tradicionalmente, um tipo de batente muito comum era feito em peroba, mas geralmente a madeira dos batentes acompanham o material da portão, principalmente se for de porta de madeira maciça para ser envernizada ou encerada.

Contramarcos

Quando a alvenaria está sendo levantada, ou seja, enquanto as paredes estão sendo erguidas, a boa técnica construtiva recomenda colocar um contramarco nos vão deixados para as portas e janelas. Se trata de um quadro de madeira resistente, feito do mesmo material usado para as portas e janelas.

O contramarco funciona como um caixilho provisório, para que o vão fique bem demarcado na junção da alvenaria e emboço com o vão da porta. Assim não se corre o risco que manchar com cimento ou argamassa o batente ou armação de madeira das portas e janelas, que vão entrar dentro destas, e que serão colocadas somente na fase de pintura.

O uso de contramarco nem sempre está presente em todas as obras, pois em função da evolução dos materiais de esquadrias, e novos métodos de construção, nem sempre se fazem mais necessários em função da simplificação da construção nos dias de hoje.