Forro de Teto
Sobre os principais tipos de forros como material de acabamentos, com seus principais usos e aplicações, vantagens e desvantagens.
Revestimentos de Forro Sob Laje
Quando a casa é projetada sem rebaixamento de teto sob a laje, esta laje deve receber um acabamento de argamassa, pois ela é o próprio forro do ambiente. Neste caso o forro recebe o mesmo tratamento do revestimento das paredes, com aplicação de chapisco, depois massa grossa e por fim massa fina.
Atualmente, em construções de edifícios não se usa mais revestir com argamassa o teto em laje, optando-se por usar forro rebaixado em gesso, cuja execução é rapida e também eficiente, tanto sob o ponto de vista de isolamento acústico como também sob o ponto de vista de custo.
Principais tipos de forros
Entre os principais tipos de acabamentos para forros, existem até pastilhas e ladrilhos para lugares húmidos, placas de fibra de madeira e reguas de madeira para ambientes sociais, placas de PVC rígido e placas de gesso.
Teto em Gesso Rebaixado
O gesso é o material mais prático e mais indicado para rebaixamentos de teto, inclusive dos banheiros e cozinhas. São utilizadas placas pré-moldadas, compradas prontas pelo gesseiro ou empresa que vai instalar, sendo estas placas afixadas na laje, através de tirantes. O gesso é um excelente isolante térmico e acústico.
A grande vantagem do gesso é sua flexibilidade quanto as formas, possibilitando criar formas curvas e onduladas, sancas e tudo que a imginação permitir. Entretanto tenha em mente que, o custo de um teto plano e sem desníveis é bem mais barato que o custo para um teto mais elaborado. Geralmente o preço de sancas e dado em metros lineares, e formas onduladas ou curvas requerem orçamento especial.
Forros de PVC
Os forros de PVC são produzidos para serem utilizados em qualquer tipo de projeto. São muito usados em ambientes comerciais, e em residências são também uma boa opção para para rebaixamento de teto de banheiro térreo, quando a casa possui dois andares, isto é, para ocultar as instalações dos banheiros do andar superior que se localizem sobre o banheiro do piso térreo. Entretanto, forros de pvc podem ser utilizados até em beirais de casas, sob as telhas.
Como vantagem, apresentam conforto térmico e acustico, são fáceis e muito rápidos de instalar, pois a instalação é à seco, resistem a umidade, maresia e não são atacados por cupins, além de dispensarem pinturas periódicas.
A instalação é fácil, utilizando encaixe entre lâminas e peças de acabamento. Por serem leves, facilitam o manuseio.
Em relação ao gesso, os forros de PVC tem a desvantagem de ter a aparência "padronizada", permitindo menos flexibilidade decorativa, para quem pretende ter um banheiro mais personalizado, tanto em termos de cores, como quanto às formas do teto.
Acima, peças de forro de pvc, constituidas de laminas ou "pranchas de plástico, e peças de encaixe e acamento. A peças são fáceis de serem manipuladas, e serradas manualmente sem o menor esforço. Na imagem do lado direito, exemplo de peças sendo colocadas onde aparecem as hastes pendendetes do teto, peça de emenda e peça de arremate de canto. Todas estas peças, inclusive os pendentes são fornecidos pelos fabricantes.