Pintura
Sobre a pintura geral da casa, que é a ultima etapa da fase de acabamentos quandos os pintores devem entrar depois que tudo estiver pronto.
A Pintura Geral
A ultima etapa da fase de acabamento da construção de uma casa ou edificação, é a pintura. Geralmente os pintores entram quando tudo já se encontra pronto e acabado. À esta altura, o barracão de obras e almoxarifado já pode ter sido posto abaixo, e ter tido sua madeira reaproveitada para outro local.
Antes do início da pintura, é aconselhavel que até mesmo os arremates do exterior já estejam acabados, para evitar desperdício de mão de obra e tempo trabalhado, ao ter que refazer partes do serviço.
O muro da casa já deverá ter tido o mesmo tratamento que teviram as paredes externas, ou seja receber o emboço por cima dos tijolos e se for o caso uma massa mais fina dependendo da técnica utilizada. Caso existam grades e gradis, o ideal é que também sejam assentadas antes da pintura para evitar que tenha que ser feitos retoques posteriores.
A fase de pintura muitas vezes é um pouco enfadonha e desgastante para os proprietários, em função da possível demora. Infelizmente nesta hora, existem algumas variáveis ligadas ao tempo que não podem ser controladas, como as chuvas por exemplo. Uma vez que existam chuvas prolongadas, pode ser atrasado o trabalho da pintura exterior, e até estourar o prazo de entrega, caso a duração da obra esteja no limite do prazo estipulado.
O trabalho que concerne aos pintores, também deve ser executado com calma e paciência, pois a qualidade depende diretamente disto, tanto no que toca à massa corrida como na pintura.
Um problema corriqueiro, que pode ocorrer é a chegada de móveis, cortinas e utensílios domésiticos de cozinha chegarem antes do término da pintura. Neste caso, é preciso exigir que estes móveis e utensílios sejam cobertos com lona de plástico, própria para tal fim.
Massa Corrida
O que fará com que as paredes fiquem bastante lisas em sem ondulações é o trabalho feito com a chamada massa corrida colocada sobre as paredes. Um bom profissional é capaz de deixar uma parede bem lisa, sem marcas que apareçam sob angulo algum ou sob qualquer tipo de iluminação.
Para tal é feito o emassamento de toda a parede e depois de emassada a mesma parede e lixada para corrigir qualquer pequenas imperfeiçoes e torna-la bastante lisa.
Uma pintura de qualidade, muitas vezes exige também uma demão de selador antes da pintura propriamente dita, ou seja, uma espécie de isolante, que melhora a aplicação e resultado final.
Aplicações e Tipos de Tintas
A tinta em geral é um revestimento que pode ser aplicado sobre qualquer superfície, como tetos, paredes internas, externas, madeira e metal. Entretanto existem tintas apropriadas para diferentes materias e diferentes ambientes. Existem as tintas a óleo, esmaltes, tintas à base de água como o látex, tintas acrílicas e vernizes.
A tinta mais adequada para pintura residêncial é a tinta à base de água, com tipos adequados e específicos para paredes internas e paredes externos que ficam ao relento. Esta tinta é lavável depois de seca, proporcionando facilidade de limpeza sem danificar muito a superfície desde que se tenha cuidado. Entretanto a durabilidade é comprometida em caso de infiltração de umidade.
A tinta acrílica é um pouco mais cara, mas é mais resistente à umidade e mais resitente para limpeza em caso de sujar as paredes.
Como foi dito no item mais acima, para receber as camadas de tintas, as superfícies das paredes devem ser preparadas com massa fina, ou uma camada de massa niveladora, também chamada de de massa corrida.
Um tipo de pintura muito usada para cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias e áreas de serviço é a pintura acrílica e em casos de necessidade de maior resistência, principalmente de ambientes comerciais, a pintura com epoxi. A pintura acrílica é bem mais resistente que o latex comum à base dágua.
Para ambientes sujeitos à umidade, como banheiros por exemplo, exitem tintas acrílicas que já vem com fungicida, ou com tratamento prévio para combater fungos e mofos. É ideal para tetos de banheiros, onde por algum motivo, ou época mais fria do ano, possam aparecer fungos em função dos vapores que fazem gotas de água se acumularem no teto, quando não se pode abrir muito as janelas.
O epoxi é bastante resistente, e substitui satisfatoriamente outros tipos de revestimentos de pisos e paredes, como azulejos e materiais cerâmicos. Pode ser aplicado também nos tetos e no interior de banheiras, pois não é afetado pela umidade ou calor.
A tinta epoxi pode ser encontrado em diferentes tonalidades que combinam com metais e louças sanitários, bem como com armários de cozinha. O maior problema com relação à aplicação da tinta epoxi é a necessidade mão de obra de muito qualificada para o feitio da mesma. A durabilidade da pintura em epoxi depende diretamente da maneira como foi preparada a superfície e também de técnica correta de aplicação.
- Índice Local
- Instalações finais
- Pintura da casa