JRRIO

Princípios Éticos da Permacultura

Segundo D. Homlgreen, o processo de satisfazer as necessidades humanas dentro de limites ecológicos necessita de uma revolução cultural, ou melhor dizendo, de uma nova mentalidade e mudança de paradigimas.

Esses princípios podem e devem ser vistos como universais, mas os metódos que podem ser aplicados podem variar bastante, de acordo com cada situação local.

Ainda segundo Holmgreen, os princípios da permacultura são derivado de estudos do mundo natural (meio ambiente) e das sociedades da era pré-industrial.

Os princípios da permacultura são divididos em três príncípios éticos e doze princípios de design, entendendo design como projeto e planejamento.

Diagrama dos Princípios da Permacultura

Acima um diagrama dos princípios da permacultura proposto por David Holmgreen. Clique sobre para ver a imagem em tamanho maior. O diagrama mostra os princípios e eticos e de design segundo a permacultura, entendendo-se "design" como projeto e planejamento.

O livro "Os Fundamentos da Permacultura" de David Holmgren pode ser baixado em .pdf do site Permacultura Principles.

Os Princípios Éticos

Estes princípios foram filtrados de pesquisa acerca de ética comunitária, como adotados por antigas culturas religiosas e grupos cooperativos modernos.

  1. Cuidado com a Terra (rios, mar, água, florestas, solo, etc)
  2. Cuidado com as pessoas (cuidar de voce mesmo, dos parentes e comunidade)
  3. Partilha justa (estalecer limites para consumo e reprodução, e redistribuir o excedente)

O aprendizado destes príncipios advindos de culturas tradicionais e indígenas se baseia no fato de que estas culturas viviam em relativo equilíbrio e harmonia com o meio ambiente, sobrevivendo por mais tempo do que os experimentos mais recentes em termos de civilização.

Esta vida baseada em ética, ainda segundo Holmgren, não ignora as tradições filosóficas e espirituais de civilizações tidas como mais cultas, e considera as contribuições do iluminismo científico e avanços recentes da ciência.

Entretanto, deve-se saber que, para a transição em direção à uma cultura sustentável de baixa energia (vide nesta página o item "era da energia descrecente") é necessário levar em conta uma gama maior de valores e conceitos do que os que tem sido considerados como os suficientes, advindos de nossa história cultural mais recente.

Veja em outra página, uma cadeia de pensamentos sobre as diferenças entre as pequenas comunidades auto-suficientes e as modernas ecovilas, que fazem parte de um movimento diretamente ligado à permacultura.

Referências Bibliográficas Consultadas e Sugeridas

  • Introdução à Permacultura, Permacultura Design Course Séries, de Bill Mollison, 1981
  • Os Fundamentos da Permacultura, de D. Holmgren, publicado em pdf por Holmgreen Design Services

Assuntos relacionados em links externos