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Dicas de Computação Gráfica, Maquete Eletrônica e Animações 3D

Dicas sobre maquete eletrônica, computação gráfica, animações 3d, perspectiva fotorealistica, CAD 3D, BIM, plantas humanizadas.

Maquetes Físicas Interessantes

Imagem do Computador Whirlwind, pioneiro da computação gráficaNo Centro Cultural Jerusalem, no Rio de Janeiro, encontra-se em exposição permanente a Maquete de Jerusalém da Época do Segundo Templo. Se trata de uma maquete física, mas o assunto é de interesse devido às suas dimensões e pela qualidade do feitio, e interessa à qualquer pessoa interessada no tema maquetes.

Afinal, em suma uma maquete é um modelo ou réplica em escala de uma construção existente ou apenas projetada, seja esta maquete física ou obtida por meios de computação gráfica.

O espaço é aberto para visitação, e a maquete da cidade inteira pode ser vista com riqueza de detalhes, simulação de iluminação diurna e noturna com céu estrelado.

Em termos de conjunto, certamente será uma das maiores maquetes que voce verá em sua vida, na verdade composta de centenas de outras maquetes formando uma cidade intereira.

Tão grande é réplica, que é preciso circular em volta de toda a área exposta para observar em detalhes todas as construções reproduzidas em miniatura.

Não marquei o tempo, mas certamente que é um observador atento para os detalhes e que aprecia maquete, não gastará menos de uma hora para contornar toda a exposição.

Maquete de JerusalemA reprodução e riqueza de detalhes das miniaturas é incrivel, pode-se ver mulharas, torres, palácios, fortes, estádios, templos, pontes e inúmeros outros tipos de construções e programas arquitetônicos existentes naquela época.

Curiosidades Sobre Computação Gráfica e Computadores

Para todos os entusiastas da computação gráfica que querem ir mais além e fazer uma viagem ao passado não muito distante, já que a história da computação gráfica é recente, existem alguns links e websites bastante interessantes que versam sobre os seus primordios e desenvolvimento ao longo de décadas.

Whirlwind - Marco Definitivo da Computação Gráfica

Whirlwind e CientistasPágina com texto e fotos sobre o Whirlwind, considerado o primeiro computador a mostrar texto e gráficos em tempo real numa tela semelhante à tv, ou seja, tubo de raios catódicos.

O Whirlwind que significa "Furacão" em Inglês, começou como um computador analógico desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets nos anos da década de 1940, como parte de um projeto para estudo de problemas de estabilidade para a Marinha dos Estados Unidos.

Uma versão digital foi construída entre 1945 e 1952 pelo Laboratório de Computadores Digitais do MIT.

Visão Crítica da Historia da Computação Gráfica

History of computer graphics and animationEste é um site em Inglês, que merece ser visitado por quem se interessa por uma visão crítica da computação gráfica e da animação.

A Critical History of Computer Graphics and Animation é bastante rico em conteúdo e ilustrações, de autoria de Wayne Carlson, da Ohio State University, e faz parte do programa de um curso de artes.

O autor defende que o estudo da história da CGI (Computer Generated Imagery) ou Imagens Geradas por Computador é uma parte importante da experiência educacional completa no que diz respeito à uma faculdade de artes. A importância não é atribuída somente à precedentes históricos, mas também para nos fornecer uma compreensão da evolução deste campo de conhecimento e atividade e também ganhar respeito pelos importantes marcos no desenvolvimento da computação gráfica, marcos estes que nos trouxeram ao ponto em que chegamos nos dias de hoje.

Museu do Computador - Vale a Pena Visita o Museu do Valle

Museu do computadorInteressante website chamando Museu do Computador. Apresenta uma história dos computadores, desde os antecedentes da antiguidade até 2004.

Este Museu do Computador, como está descrito no website, foi idealizado pelo seu próprio curador, Valle, um veterano da informática que vem dos anos de 1960. Tendo trabalhado em diversas empresas, no início da década de 1980 ele abriu sua primeira empresa especializada em manutenção.

O museu surgiu em 1997, com intuito de preservar a memória dos computadores, principalmente no Brasil e com relação ao sua experiência na área que vem desde as primeiras calculadoras eletrônicas postas à venda no Brasil na década de 1960.

Através de doações e contato com antigas empresas que prestou serviços, ele conseguiu para seu museu peças valiosíssimas e interessantes, como antigos mainframes da IBM. Sem dizer mais nada, como dica, e sem ter como evitar um trocadilho, digo que "Vale a pena visita o museu do Valle".

Cursos, Apostilas e Dicas de Bons Livros

Para todos aqueles que se interessam por computação gráfica, seja para qual área for, existem inúmeras fontes de aprendizado, incluíndo cursos, livros, apostilas, etc.

Cursos são sempre uma boa opção, pois além de objetivarem o ensino e aprendizado, permitem a interação e socialização com outros usuários e alunos.

Para os autodidatas ou para os que querem se aperfeiçoar mais, existe a opção de buscar mais conhecimento através de bons livros, alguns deles que indico mais abaixo.

Existe também na internet, algumas apostilas oferecidas em alguns websites, e para isto basta pesquisar para ir ao encontro de algo que lhe satisfaça e lhe acrescente mais conhecimento.

Livros

Abaixo alguns livros e autorores que recomendo e considero da melhor qualidade, sendo que eu, o autor deste site fiz uso deles para consultas e também para meu aprendizado e atualização.

Autocad 2D/3D para iniciantes e auto-didatas: "Dominando o Autocad" de George Omura.
Em minha opinião o autor George Omura é um dos melhores escritores acerca do Autocad, tendo seus livros lançados e atualizados à cada nova edição do AutoCad. Foi através de tutorias de um livro do George Omura, que no início na década de 1990 dominei a parte de desenho em 3d no Autocad.
Autocad 2D/3D com novidades e atualizações para usuários de nível médio e avançado: AutoCAD 2004 (ou versões mais recentes) de Roquemar Baldam e Lourenço Costa.
Esta série de livros descreve os comandos do programa de forma bastante didática, e excelente para quem quer se atualizar com relação às novas versões.
AutoLisp: Livro para quem quer se aperfeiçoar em Custumização Técnicas Avançadas, de Robert Thomas.
Para quem se interessa pela linguagem de programação do Autocad, o AutoLisp, o livro de Robert Thomas é muito bom segundo meu ponto de vista. Utilizei-o à uns anos atrás para rotinas de costumização e criação de desenhos automatizados com entradas apenas de parâmetros. O livro é bastante didático e começa do nivel "zero" para quem não entende nada desta linguagem. Com o decorrer dos capitúlos são apresentadas algumas rotinas interessantes, e quem se dedicar, poderá escrever suas próprias rotinas.

Apostilas

O site Apostilando oferece material em forma de apostila para vários programas inclusive relativos à Computação Gráfica e Autocad.

Bibliotecas 3d, Texturas, Pranchas de Projetos

Texturas Gratis - Site com muitas texturas para programas de renderização.

The Blueprints - Site com arquivos de pranchas de projetos (blueprints em Inglês) de carros, aviões, etc

Materias de Acabamento de Construção Para Usar Como Textura

Para quem faz ou pretende fazer maquete eletrônica fotorealística, pode-se encontrar ou colher amostra de materias de materiais de contração, acabamento ou revestimento fotografados ou escaneados nos sites dos fabricantes. Eis abaixo algumas dicas de onde encontrar.

Revestimentos e Pisos
Cerâmica Portobello: Site da empresa com vários exemplos de pisos, azulejos e revestimentos para parede.
Cerâmica Cecrisa / Cerâmica Portinari: Site da empresa também com vários tipos de revestimentos para acabamento.
Eliane Revestimentos: Site da empresa de materiais de revestimentos cerâmicos.
Tintas e Texturas de Parede
Suvinil: Site da empresa com catalogo de cores e simulador gráfico de decoração
Coral: Site da empresa com catalógo de cores e simulador gráfico de ambientes

Fontes de Projetos Reais e Visualização de Projetos

Os grandes escritórios de arquitetura, possuem portifólios e galerias de projetos e obras em seus websites. Uma boa ideia para quem aprecia tanto visualização 3d (maquete eletrônica) ou mesmo maquetes físicas, é visitar estes websites e ver como anda apresentação de seu magníficos projetos.

Abaixo apresento apenas algun swebsites dos maiores arquitetos e escritórios de projetos da atualidade. Mas são inúmeros os escritórios que possuem sites disponíveis, bastando para isto dar uma busca no Google.

Norman Foster and Partners - Site de quem meu ver, é um dos maiores nomes da atualidade e um dos principais arquitetos da corrente produtivista.

Richard Rogers and Partners - Outro grande expoente da arquitetura atual e corrente produtivista.

Renzo Piano - Autor de inúmeros grandes projetos, também produtivista, projetou juntamente com Richard Roger o Beaubourg.